Cadastro Bolsa Família: como atualizar

O Programa de transferência direta de renda vigente atualmente, nomeado como Programa Bolsa Família é voltado para famílias que estão em situação de extrema pobreza em todo o Brasil. Para garantir o recebimento do benefício, as famílias atendidas devem fazer periodicamente a atualização do cadastro Bolsa Família. 

O programa foi criado de uma maneira para distribuir a renda para as famílias mais carentes de nosso país, isso porque dessa maneira, se dá um maior estímulo as idas até o acesso público de serviço, como é o caso dos postos de saúde, de instituições de ensino e muito mais.

Dessa maneira, essas pessoas possuem um benefício do governo para que tenham uma vida mais honesta, que consigam ter acesso aos serviços públicos oferecidos e muito mais. Leia abaixo como conseguir atualizar o seu cadastro do Bolsa Família, o que é necessário ficar de olho e muito mais.

O programa atende famílias em todo o Brasil (Foto: divulgação)

Renovação do Cadastro Bolsa Família: quem precisa fazer

A atualização dos dados cadastrais do Bolsa Família, seja para alteração ou confirmação de informações deve ser feita a cada dois anos tanto pelas famílias que recebem o auxílio quanto pelas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, porém não são atendidas pelo programa. O intuito de fazer o recadastramento é garantir que os cursos sejam direcionados somente às famílias que cumprem o critério de renda mensal per capita de até R$ 178.

Benefício para famílias com renda mensal per capita de até R$ 178 (Foto: divulgação)

As famílias que necessitam atualizar os dados são comunicadas por meio do próprio comprovante de pagamento do Bolsa Família e têm até o dia 31 de dezembro de 2012 para fazer a revisão cadastral do Bolsa Família. É preciso ficar atento à data final, uma vez que o auxílio é bloqueado e pode até mesmo ser cancelado se o responsável pela família não fizer a renovação dos dados.

Quando o benefício é bloqueado, é necessário ir até uma agência que atenda serviços relacionados ao Bolsa Família, identificar qual foi o programa que gerou esse bloqueio e ficar de olho para que não aconteça. Até três meses, é possível receber o seu benefício de volta de maneira acumulada, já passando desse prazo, é comum que o benefício seja bloqueado sem data de previsão de volta, somente se cadastrando novamente e passando por todo o processo para obter o Bolsa Família novamente.

Ainda faltam 811 mil famílias para renovar o cadastro (Foto: divulgação)

Cadastro Bolsa Família: como atualizar

Os dados que precisam ser informados na renovação do Cadastro Único são, por exemplo, mudanças de endereço ou de escola dos filhos – para facilitar que se acompanhe a frequência da criança na escola –, composição da família e aumento ou diminuição da renda familiar. A revisão cadastral do Bolsa Família é feita todos os anos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e pelos municípios.

Veja também: Bolsa família 2012 quem tem direito

Bolsa Família Cadastro Online

Para atualizar o Cadastro Bolsa Família é necessário que o responsável busque os gestores municipais do programa, para que eles procedam à inserção ou mudança das informações. Segundo o MDS, até agora, 716,5 mil unidades familiares convocadas já atualizaram seus dados, mas faltam ainda 811 mil famílias para realizar a revisão cadastral.

Fique de olho nos pré requisitos para que você possa se inscrever e começar a receber o seu benefício o quanto antes.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

5 Comments - Add Comment

Reply