Cadastramento Escolar 2012 MG

O cadastramento escolar MG é uma forma de garantir vagas nas escolas públicas de Minas Gerais e não ter dificuldades para fazer a matrícula…

Por Isabella Moretti em 22/06/2011

O cadastramento escolar MG é uma forma de garantir vagas nas escolas públicas de Minas Gerais e não ter dificuldades para fazer a matrícula de cada aluno. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) deu o prazo de até dia 18 de junho para realizar o cadastro devidamente, sendo que o período já se estende desde 31 de março.

O sistema de cadastramento foi criado para oferecer facilidades para quem estudam em escolas públicas. Dessa forma, o aluno garante uma vaga na instituição de ensino municipal ou estadual mais próxima do seu endereço. A iniciativa também contribui com o trabalho do Governo Estadual de Minas Gerais, que adquire dessa forma mais condições para avaliar a demanda escolar e propor melhorias no ensino público.

Os pais que realizaram o cadastramento escolar 2012 MG dos filhos tiveram que seguir os critérios do sistema e apresentar a documentação pedida no ato da inscrição. Não foi necessário pagar nenhuma taxa nos postos de cadastro. Aqueles alunos que já estão matriculados em escolas públicas não precisam se inscrever, afinal, a vaga é garantida pela instituição onde estuda.

Em Belo Horizonte as inscrições foram realizadas nos correios, já nas cidades do interior a secretaria de educação designou postos de cadastramento escolar para atender a população. Tanto as vagas para o Ensino Infantil como Fundamental estão sendo condicionadas através do sistema e visam contribuir principalmente com os alunos que saem de escolas particulares para ingressar na rede pública.

Normalmente os alunos que estão mudando de cidade e necessitam de uma escola próxima à residência são beneficiados com o cadastramento. No ato de fazer a inscrição, é necessário apresentar certidão de nascimento da criança e uma conta que mostre o endereço onde ela mora. Dependendo do tipo de matrícula, o cadastro requer o comprovante de escolaridade, como é o caso do aluno transferido ou que está retomando os estudos.

Quem não conseguiu fazer o cadastramento a tempo não precisa se desesperar, isso não significa que a criança vai ficar fora da escola. Com certeza haverá uma instituição na cidade com vagas disponíveis, sendo não necessariamente próxima a residência, mas integrante da rede pública. As crianças não cadastradas ficam condicionadas as lacunas que sobrarem para formar as turmas. Primeiro as escolas públicas e municipais fazem a matricula dos estudantes cadastrados, em seguida as vagas remanescentes são abertas para os não-cadastrados.

Os pais ou responsáveis que compareceram devidamente aos postos de atendimento para fazer o cadastro em BH receberão em seus endereços cartas informando o nome da escola na qual a criança foi matriculada. Em Belo Horizonte isso acontecerá no final de novembro e início de dezembro. Na região metropolitana e interior de Minas Gerais o comunicado será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula de 12 a 16 de dezembro de 2011.

O cadastro em Minas Gerais garante acesso a uma educação de qualidade nas escolas da rede pública, além de montar as turmas de alunos para o ano letivo de 2012 de acordo com o endereço de cada criança. Quando a instituição de ensino não fica tão distante de casa, fica mais fácil freqüentar as aulas e os estudantes se mostram mais dispostos a aprender. Conhecer para que serve o cadastramento escolar é critério fundamental para garantir vaga numa excelente escola de Minas Gerais, por isso se mantenha informado.

O sistema de cadastramento escolar simplifica o trabalho das escolas da rede pública e também dos responsáveis pela matricula, por isso é totalmente vantajoso e já serve de modelo para outros estados brasileiros. Para mais informações, acesse o Portal SEE-MG e fique por dentro das notícias a respeito das matrículas, sempre atualizadas pela Secretaria da Educação.

Top