Cachorros: Quando Ficam Idosos?

  Os bichos de estimação são sempre uma alegria para seus donos. Eles são alegres e procuram ser bons companheiros, fazendo com que seus…

Por Redacao em 03/06/2009

 

Os bichos de estimação são sempre uma alegria para seus donos. Eles são alegres e procuram ser bons companheiros, fazendo com que seus donos se sintam felizes por os terem por perto. Porém, é preciso saber, que como todo ser vivente, os bichinhos também envelhecem e necessitam de cuidados especiais.

Na primeira fase da vida dos cachorros eles estão sempre animados, procurando brincar com tudo e todos. É realmente uma alegria adquirir um cachorro como animal de estimação. No entanto, com o passar dos anos, o animalzinho de estimação vai se desenvolvendo e chega a fase adulta e depois à terceira idade.

Neste momento o cachorro passa a ficar cansado, indisposto, perde as capacidades sensoriais, motores e cognitivas.

Dessa forma, é preciso redobrar os cuidados.

Essa fase se inicia a partir dos sete anos de idade, e em cães menores, a partir dos nove anos. As doenças mais comuns são cardíacas, oculares e renais.

E não é só, pode ocorrer também, diabetes, esclerose e artrite.

Para prevenir essas situações, o ideal é levar o cão ao veterinário a cada seis meses, para uma verificação geral de sua condição. Nós do Mundo das Tribos vamos deixar aqui, algumas dicas para cuidar de seu cãozinho de estimação na terceira idade.

Seja paciente, ajudando-o a subir, descer e a encontrar as coisas.

Escovar os dentes do animal três vezes por semana.
Ajudá-lo a se exercitar moderadamente.
A base alimentar deve ter proteínas de alto teor biológico, nível de sódio e fósforo controlado. O melhor é a ração específica para esta fase.

Essas são apenas algumas dicas, porém, você melhor do que ninguém saberá quando seu animal precisará de maiores cuidados. O seu cachorro certamente ficará alegre e bem saudável!

Lembre-se que o seu cãozinho também envelhece, pense nisso antes de achar que ele está ficando preguiçoso ou desanimado sem motivos. Nessa fase ele vai precisar ainda mais da sua ajuda.

Top