Cachorro ciumento: como lidar

O melhor amigo do homem é almejado na maioria dos lares, contudo, ter um cãozinho em casa requer cuidados, responsabilidades, entre outras preocupações. Assim…

Por Editorial MDT em 08/02/2012

Cachorro ciumento: saiba como lidar

O melhor amigo do homem é almejado na maioria dos lares, contudo, ter um cãozinho em casa requer cuidados, responsabilidades, entre outras preocupações. Assim como os seres humanos, os cachorros também têm sentimentos e vontades próprias. Entre esses sentimentos, podemos citar o ciúmes das pessoas que ele gosta, por se sentir o ‘dono’ delas, piorando ainda mais a situação.

Um sintoma de posse do cão é a agressividade dele com outras pessoas, quando estas chegam perto do seu dono. É muito comum vê-lo partir para cima das visitas e até agredi-las quando se aproximam e o animal se sente ameaçado. Pode parecer que o cachorro sofre de algum problema psicológico, mas não, essa é a reação típica de um cachorro ciumento.

O amor do seu cachorro é incondicional, ame-o também

Como lidar com o ciúme do cachorro

Confira algumas dicas para aprender a lidar com o cachorro ciumento:

– Se ele sente ciúmes de outras pessoas, o seu dono deve deixar bem claro quem é o líder. Sempre que ele estiver agressivo deve ser repreendido pelo dono;

– É preciso associar a visita a algo que proporcione prazer ao cachorro, como por exemplo, pedir a visita para fazer muito carinho nele;

– A chegada de um bebê na família também pode provocar ciúmes, pois ele deixa de ser o centro das atenções e começa a sofrer privações. Para mudar a situação é muito simples, em vez de afastar o cão do bebê, é aconselhável fazer carinhos nele e oferecer petiscos, pois ele vai fazer a associação de bem estar quando a criança estiver por perto e vai passar a amá-la também;

– Ter ciúmes de outro cachorro também faz parte dos sentimentos caninos, pois ele se sente ameaçado e se torna agressivo com o novato. Mas é preciso redobrar as atenções com ele e fazer carinhos para que ele associe a presença do outro cão com bem estar e alegria.

– Um item muito importante que deve ser salientado é a repreensão e o amor, pois toda vez que o cachorro tiver qualquer atitude agressiva por causa de ciúmes ou posse, somente o seu dono deve repreendê-lo. Dessa forma ele saberá que o ser dominante é o seu dono e que ele deve obedecer. Mas nunca deixe de amar seu pet, pois ele necessita sentir-se amado para poder amar.

Para maiores informações é só entrar em contato com o Dr. Pet através do e-mail [email protected] Seu cão é o seu melhor amigo.

Amor e carinho é tudo que seu cachorro precisa

Top