Cachecol de dedo passo a passo

Neste inverno uma excelente opção útil e de bom gosto é o cachecol feito à mão. Mas é possível um cachecol ser feito sem…

Por Redacao em 16/05/2011

Neste inverno uma excelente opção útil e de bom gosto é o cachecol feito à mão. Mas é possível um cachecol ser feito sem agulhas? Sim! Quem tiver interesse em aprender é só seguir o passo a passo abaixo.

Primeiro passo: coloque a palma da mão virada para cima, abra os dedos, não feche-os de jeito nenhum. Pegue a lã, dê a volta nos quatro dedos, deixando o dedão de fora. Deixe as pontas para o lado do dedo mindinho e dê um espaço de mais ou menos uns 3 dedos além do espaço dos quatro já envoltos pela lá. Segure as pontas, tire a mão e faça um nó com essas pontas, ficando o espaço de mais ou menos 7 dedos.

Segundo passo: pegue o círculo que se formou com a linha e passe apenas no indicador. Cruze uma linha com a outra e coloque o segundo dedo. Cruze novamente e passe o próximo dedo até chegar ao mindinho.

Terceiro passo: feito isso passe a linha solta (modo de dizer, pois ela estará presa ao novelo, mas estará sozinha fora do círculo feito com a lã será a continuação de um dos lados desse círculo). Passe duas vezes envolvendo os quatro dedos, começando a passar por trás depois por cima da mão. Não esqueça, são duas voltas! Serão iniciadas as carreiras.

Quarto passo: então na mão se tem fios cruzados formando aparências de aros e os dois fios soltos passados em volta da mão. Comece pelo lado do fio solto (lado do dedo mindinho), pegue o aro deste dedo e passe por cima dos dois fios. Em seguida vá para o aro do dedo indicador (sim, do outro lado) e faça a mesma coisa. Após isso, repita nos dois dedos que sobraram. Assim, está formada a primeira carreira.

Quinto passo: continue fazendo as carreiras ate chegar em um pedaço de mais ou menos 25 centímetros. Nunca se esqueça de que quando iniciar a carreira passar a lã duas vezes em volta da mão, começando por trás.

Sexto passo: puxe os pontos e note que dobrará de tamanho tudo isso com os pontos nos dedos. Não corte a lã. Vá fazendo e abrindo os pontos até chegar no tamanho desejado.

Sétimo passo: arremate: corte o fio deixando um espaço de mais ou menos um palmo, mas não tire nada do dedo ainda. Pegue o trabalho do primeiro dedo (mindinho), tire desse dedo e passe ele todo para o dedo seguinte. Após isso pegue o trabalho do segundo dedo (o que já estava neste dedo) e passe por cima do trabalho que foi colocado por último neste mesmo dedo, jogando para trás (ele sairá do dedo) ficando apenas uma argola, que será passada para o seguinte. Os passos devem ser repetidos até o dedo indicador, ficando apenas uma argola no dedo indicador.

Tire-a, segure-a, pegue o fio solto e passe por dentro desta argola. Puxe-o, formará um nó. Este seria o primeiro arremate, para fazer um melhor além deste, pegue um pedaço da ponta do cachecol (que a esta altura já é um cachecol) que está perto do fio solto e faça um nó. Agora com uma agulha de tapeçaria, coloque a lã solta nesta agulha e passe por dentro deste nó, costurando-o. Passe umas três vezes.

O cachecol está pronto! Podem ser feitos cachecóis de duas cores, pois existem lãs que já vem com o fio mesclado. As lãs sugeridas são premium, cetim, camila fashion e elegance.

Top