Cacau em pó e seus benefícios

Um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, o chocolate tem como principal ingrediente o cacau, que é ótimo para a saúde. Saiba…

Por Andre em 13/03/2015

Um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, o chocolate tem como principal ingrediente o cacau, que é ótimo para a saúde. Saiba mais sobre o cacau em pó e seus benefícios na matéria a seguir.

Cacau em pó e seus benefícios (Foto Ilustrativa)

Após o consumo de chocolate, é comum ter aquela sensação de calma e bem-estar. Você sabia que isso se deve ao cacau? É que ele estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por regular o bom humor, entre outras funções.

O que muita gente também não sabe é que o cacau traz ainda diversos outros benefícios, que vão bem além da sensação de bem-estar, desde que seja consumido em pó e sem a adição de açúcar.

Benefícios do mel: curiosidades e informações

Cacau em pó e seus benefícios

O cacau ajuda a prevenir uma série de doenças, protegendo o coração (Foto Ilustrativa)

Os benefícios do cacau em pó são inúmeros. Rico em fibras, minerais (fósforo, cálcio, potássio, ferro e sódio) e vitaminas (C e E), ele pode ajudar, por exemplo, no combate a várias doenças e na prevenção do envelhecimento precoce, pois é um poderoso antioxidante.

Além disso, outros benefícios oferecidos pelo cacau em pó são:

  • Promove a saúde cardiovascular, controlando os níveis de colesterol e pressão arterial.
  • Rico em flavonoides, ajuda a regular a flora intestinal.
  • Previne e ajuda no tratamento da diabetes, pois está relacionado com a melhora na ação da insulina.
  • Possui ação anti-inflamatória e vasodilatadora.
  • Melhora as funções cognitivas.
  • Protege a pele da ação dos raios solares, e, consequentemente, do câncer.
  • Alivia as dores e sintomas da TPM.
  • Aumenta a energia e a resistência durante atividades físicas.

Benefícios do ovo para o cérebro e para as grávidas

Cacau em pó emagrece?

Ele também pode ajudar na perda de peso (Foto Ilustrativa)

Além de tudo o que citamos acima, o cacau em pó também pode ser um bom aliado na luta contra a balança. É que ele possui grandes quantidades de polifenóis, substância relacionada à queima de gordura.

Ou seja, incluindo o produto em uma dieta equilibrada, ele irá ajudar na perda de peso, sendo uma boa opção para os momentos em que bate aquela vontade de comer chocolate.

Dicas para consumir o cacau em pó

Para aproveitar os benefícios, é preciso consumir o cacau em pó de maneira adequada (Foto Ilustrativa)

Para aproveitar todos os benefícios do cacau em pó, você pode acrescentá-lo em várias receitas saudáveis, substituindo o chocolate em pó no preparo de bolos, biscoitos, mousses, vitaminas, etc; polvilhado no iogurte; ou acompanhando algumas frutas.

Goji Berry: o que é, benefícios

Outra maneira de contar com esses benefícios é consumindo, moderadamente, barras de chocolate amargo, que contêm de 50% a 75% de cacau, ou extra amargo (75% a 85%), evitando o chocolate ao leite (menos de 40% de cacau) e o branco, que são ricos em gordura saturada e açúcar.

Top