Cabo de telecomunicações a Anatel foi rompido

Foi detectado nesta segunda-feira (28/11) o rompimento de um cabo de telecomunicações da Anatel em uma saída internacional localizada em Fortaleza – CE. Além…

Fibra ótica / Wikipédia

Foi detectado nesta segunda-feira (28/11) o rompimento de um cabo de telecomunicações da Anatel em uma saída internacional localizada em Fortaleza – CE. Além das conexões de fibra ótica, o cabo também possui conexões telefônicas e linhas de energia. Como resultado, milhares de brasileiros tiveram dificuldades em acessar sites estrangeiros e realizar chamadas internacionais.

Segundo apurações da Anatel, o rompimento havia sido causado por uma empreiteira de construção civil de nome não divulgado. A empresa também declarou que apenas 20 % dos usuários brasileiros estavam notando alguma alteração na qualidade dos serviços.

Embora a Anatel havia prometido que o problema seria resolvido ainda na terça-feira (29/11). No entanto, diversos usuários ainda relatam as dificuldades de acesso, sinal de que o rompimento ainda não foi completamente consertado. Segundo a empresa, as alternativas adotadas para fazer a ligação entre os cabos não estariam dando resultado.

A título de curiosidade, é extremamente difícil fazer o reparo de linhas de fibra ótica. Tais cabos utilizam o fenômeno da refração da luz no interior do material para conduzir os pulsos luminosos. Qualquer alteração nas qualidades do cabo pode resultar na perda ou no atraso das informações.

Top