Cabelos Hidratados no Inverno

Toda mulher sonha em ter a os cabelos bonitos, compridos, macios, sedosos, brilhantes, mas para isso são importantes certos cuidados, como por exemplo, a…

Por Redacao em 16/07/2011

Toda mulher sonha em ter a os cabelos bonitos, compridos, macios, sedosos, brilhantes, mas para isso são importantes certos cuidados, como por exemplo, a hidratação. Manter os cabelos hidratados é a maior dificuldade encontrada por muitas mulheres, umas pela falta de tempo, outras pela falta de informação, e ainda outras por falta de dinheiro.

Os cabelos hidratados têm mais resistência aos efeitos nocivos do sol, do frio e das químicas, além de ser uma força a mais para o crescimento. Algumas máscaras de hidratação podem ser encontradas em farmácias e casas especializadas, ou mesmo serem feitas em casa, pois há várias receitas de máscaras caseiras para todos os tipos de cabelos.

A hidratação é um fator muito importante para a saúde capilar, afinal, essa é uma parte do nosso corpo que fica totalmente exposta, sujeita a efeitos nocivos de várias coisas.

Os elementos presentes nas máscaras hidratantes de boa qualidade exercem benefícios, tais como a melhora da elasticidade dos fios, favorecem a flexibilidade e torna-os mais suaves e brilhantes.

A hidratação é recomendável para todos os tipos de cabelo, especialmente os cabelos tratados com química, os naturalmente secos, os sensibilizados por quaisquer motivos e até mesmo aqueles mais secos nas pontas e oleosos na raiz.

Com a chegada do inverno a tendência é que os cabelos ganhem um aspecto mais rececados, pois no  frio voce toma banho com água muito quente, e assim, lava seus cabelos com água quente também, com isso, a água quente ajuda a descamar o couro cabeludo. Quando você  aumenta a temperatura da água e do secador o couro cabeludo pode ficar mais oleoso, já que a água quente estimula a produção de sebo.

E com o uso do secador quente a temperatura do cabelo sobe com velocidade, reduzindo o teor de umidade abaixo do nível normal. A evaporação da água da superfície do cabelo por conta do calor faz com que as camadas superiores da cutícula fiquem mais rígidas e frágeis que as camadas mais profundas. Isso provoca fraqueza, que se manifesta através de rachaduras na superfície da cutícula.

Quando secadores são utilizados para modelar os fios as rachaduras na superfície da cutícula capilar se desenvolvem por completo ao longo da superfície e nas camadas das escamas superiores, prejudicando muito os cabelos, deixando-os sem vida e rececados.

Algumas dicas para manter os cabelos bonitos e hidratados no inverno são lava-los com água morna e se conseguir finalizar a lavagem com água fria conseguirá deixar os cabelos com fios mais brilhantes, tente não usar a temperatura mais quente do secador, pois o uso do calor tem impacto no teor de umidade do cabelo, hidrate os fios com freqüência usando condicionador em todas as lavagens e cremes de tratamento uma vez por semana, ou quando voce julgar necessario.

Evite utilizar os produtos 2 em 1, pois eles deixam resíduos de condicionador próximos à raiz, isso enfraquece os fios, utilize o xampu massageando o couro cabeludo com a polpa dos dedos, isso estimula a circulação sanguínea e melhora a condição capilar geral. A secagem ao natural é o melhor método, mas se precisar fazer uso do secador, é aconselhável utilizá-lo na velocidade mínima.

Top