Cabelos finos e quebradiços: como tratar

Ter cabelos fortes, bonitos e saudáveis é o que todo mundo deseja. Todos os tipos de fios passam por algum problema, que pode ser…

Por Editorial MDT em 25/12/2012

Ter cabelos fortes, bonitos e saudáveis é o que todo mundo deseja. Todos os tipos de fios passam por algum problema, que pode ser causado por diversos motivos. Não importa se os cabelos são lisos, crespos, grossos ou finos. Hábitos ruins, bem como procedimentos químicos são os causadores dos danos às madeixas. Qualquer mudança pode ser feita, nos cabelos, desde que se faça algo para compensar as perdas que os fios sofreram. Os cabelos finos, por exemplo, são um tipo que precisa de muitos cuidados, principalmente se passaram por processos químicos de beleza. É preciso assimilar certos hábitos, para que a saúde dos fios não seja comprometida. Do contrário, o resultado serão cabelos finos e quebradiços.

Os cabelos finos, quando estão fracos, também quebram e caem (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas que já têm, naturalmente, cabelos finos sofrem com a sua queda e quebra. Alguns comportamentos prejudicam tanto as cutículas dos fios, que estes acabam se tornando ainda mais finos. Além de tudo, colorações, alisamentos, secador, chapinha e outros procedimentos retiram, gradualmente, a oleosidade e a hidratação natural dos cabelos, fazendo com que eles se quebrem. Isso sem contar os aminoácidos dos fios, que são destruídos. Por isso, é preciso fazer um tratamento para cabelos finos, de forma a devolver sua força, hidratação e brilho.

Como tratar cabelos finos e quebradiços

Para devolver a saúde e a beleza dos cabelos, as palavras de ordem são reestruturação e hidratação capilar. O primeiro procedimento é utilizado para devolver a queratina e outras substâncias, que são responsáveis por manter os fios mais grossos, saudáveis e fortes. Geralmente, a substância de maior concentração, neste tratamento, é a queratina. Também são importantes a vitamina B5, a proteína A, manteiga de karité, ceramidas e óleos essenciais como, por exemplo, o de abacate.

É preciso reestruturar e hidratar os fios (Foto: Divulgação)

Para cabelos quebradiços, que já estejam bastante comprometidos, a dica é fazer o tratamento de reestruturação, a cada 15 dias. Após 4 ou 5 aplicações, deve-se manter o tratamento, repetindo o procedimento, uma vez ao mês. É importante mencionar que, a cada sessão de reestruturação, os produtos irão encorpar os cabelos, fazendo com que estes fiquem pesados e sem brilho. Para isso, a dica é fazer uma hidratação, sem seguida.

Para completar o tratamento, devem-se fazer hidratações semanais com produtos emolientes, para que os fios finos fiquem maleáveis e brilhosos. A dica é investir em uma boa máscara, usando-a, todas as semanas.

Mudando os hábitos

 

Bons hábitos alimentares também devem ser adotados (Foto: Divulgação)

Para tratar cabelos finos e quebradiços, não é suficiente usar apenas os produtos capilares. É preciso banir o uso de chapinha e secador, enquanto se estiver recuperando a saúde dos fios. Também é essencial investir em uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, fibras e verduras, como forma de complemento ao tratamento pois, como se sabe, a beleza começa dentro de todos.

Veja mais dicas para este tipo de cabelo: Como dar volume ao cabelo fino

Confira quais aliementos contribuem com o tratamento: Alimentos que fortalecem cabelos e unhas

Top