Cabelos escuros: dicas para cuidar

Assim como os cabelos claros, os cabelos escuros precisam de um cuidado especial para se tornarem cada dia mais fortes e brilhantes. Para quem…

Por Editorial MDT em 25/12/2012

Assim como os cabelos claros, os cabelos escuros precisam de um cuidado especial para se tornarem cada dia mais fortes e brilhantes. Para quem tem os cabelos negros naturalmente, a grande dica é que a sua alimentação seja equilibrada. Os fios ficam brilhantes e saudáveis por natureza.

Os cabelos escuros precisam de cuidados especiais. (Foto: Divulgação)

A dica é comer bastante frutas que sejam ricas em vitaminas A, B6 e C (como a laranja). Laticínios que tenham um baixo teor de gordura também dão um resultado impressionante. Vegetais verdes que são rico em beta-caroteno como a couve, brócolis devem fazer parte de sua alimentação.  Legumes que sejam ricos em biotina e zinco. Carnes magras para a ingestão de proteínas necessárias, além de beber muita água para evitar a quebra dos fios (qualquer coisa entre 2 e 3 litros diários) e por fim, evitar comer gordura.

Hidratação para cabelos escuros

A hidratação é fundamental e indispensável. (Foto: Divulgação)

Os fios escuros são tão frágeis quanto qualquer outro, por isso merecem uma atenção especial no quesito de hidratação das madeixas. Quando for comprar xampu e condicionador, dê preferência aqueles que têm como base ativa a queratina, isso porque ela ajuda a deixar os fios macios e brilhantes, do jeito que você quer. Outra dica é usar um creme leave-in que tenha filtro solar, para evitar que os fios fiquem queimados e dê duas reações: a primeira é o ressecamento natural das pontas e daí, o aparecimento de pontas duplas e a segunda, que os fios escuros fiquem avermelhados.

Para quem pinta o cabelo e reclama sobre manchas na raiz, a dica é que não retoque o mesmo só quando aparecer a raiz, e sim sempre que achar necessário. E quando for fazer a aplicação novamente da tintura, avise ao cabeleireiro que naquele determinado local ficou uma mancha. Para evitar o ressecamento das pontas, o Óleo de Argan também é indicado, mas não se esqueça que ele nunca deve ser passado na raiz, sempre do meio do cabelo para baixo e em pouca quantidade. Como o produto é termo ativo, passe nas mãos e espalhe bem para que seus nutrientes sejam liberados antes de aplicar no cabelo.

Potencializando o tom

Produtos podem ajudar a potencializar o tom da madeixa. (Foto: Divulgação)

Para quem gostaria de potencializar o tom do cabelo escuro, a dica é que você tenha em mãos: 01 caixinha de tonalizante sem amônia, de cor escura, da mesma cor do seu cabelo, 02 colheres de creme de massagem capilar branco (uma dica é usar o Novex Mistérios do Oriente). Misture tudo num potinho e deixe agir no cabelo por 30 minutos, como se fosse uma hidratação comum.

Leia também:

Receita caseira para o cabelo crescer

Produtos Avon com óleo de Argan

 

Top