Cabelos com excesso de queratina: o que fazer

Na busca incessante por deixar os cabelos bonitos, muitas vezes acabamos exagerando. Um exemplo disso é o uso excessivo da queratina nos tratamentos capilares.…

Na busca incessante por deixar os cabelos bonitos, muitas vezes acabamos exagerando. Um exemplo disso é o uso excessivo da queratina nos tratamentos capilares. Esse excesso pode detonar os fios, deixando-os sem brilho, sem movimento e opacos. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer com o excesso de queratina nos cabelos.

Os cabelos com excesso de queratina ficam sem movimento. (Foto: divulgação)

Composição dos cabelos

Os cabelos são constituídos basicamente por queratina, uma proteína formada por 15 aminoácidos diferentes. Por causa de agressões diárias como a exposição solar, o vento, secador, chapinha e outros, os cabelos perdem parte dessa queratina.

Quando os fios passam por processos químicos como relaxamento, escovas progressivas, tinturas e descoloração, a quantidade de queratina perdida é ainda maior. Dessa forma, os cabelos necessitam de uma reposição de queratina em quantidades ideais.

excesso de queratina e o uso incorreto do produto podem causar endurecimento dos fios. Sendo assim, os profissionais devem tomar cuidado com o uso de queratina e devem saber identificar os fios que realmente necessitam do produto.

Lavar os cabelos diariamente com produtos específicos ajuda a remover o excesso de queratina. (Foto: divulgação)

Veja também hidratação para cabelos a base de queratina

O que fazer com cabelos com excesso de queratina

1. Para combater o endurecimento e quebra dos cabelos causados pela queratina, o mais indicado é usar fórmulas emolientes a base de cacau, castanhas do Brasil e manteiga de cupuaçu.

2. Não se recomenda que sejam feitos mais de um tratamento com queratina por mês nos cabelos de uma pessoa. Pois uma sessão de tratamento já é suficiente para repor o que foi perdido.

3. Aposte no uso de xampus e condicionados anti-resíduos que ajudam a eliminar o excesso de queratina dos cabelos. O ideal é lavar os fios todos os dias até que seja devolvido o movimento e brilho dos cabelos.

A queratina deve ser aplicada em quantidades certas por um profissional capacitado. (Foto: divulgação)

Veja também queratina líquida para o cabelo, como usar 

Leia Também:  Mechas californianas - Nova técnica de clareamento

Os cabelos necessitam de cuidados especiais, porém o excesso pode prejudicar a saúde e beleza dos fios. Os tratamentos com queratina devem ser feitos na medida certa e por profissionais capacitados, levando em consideração as necessidades de cada cabelo. O excesso de queratina deve ser evitado para não prejudicar os fios.

Top