Cabelos com dreadlocks: como cuidar, dicas

O cabelo com dreadlocks é uma opção de visual viável para as pessoas descoladas, ousadas e que buscam uma mudança radical na aparência. O…

O cabelo com dreadlocks é uma opção de visual viável para as pessoas descoladas, ousadas e que buscam uma mudança radical na aparência. O penteado é caracterizado pelas madeixas torcidas, que adquirem formato de cordas pendentes do topo da cabeça.

Os dreadlocks são modernos e descontraídos, mas necessitam de cuidados. (Foto:Divulgação)

A princípio, o dreadlock era usado principalmente pelos negros, afinal, ele funciona melhor no cabelo afro. Com o tempo, as pessoas começaram a gostar da ideia e até mesmo quem tinha madeixas lisas passou a adotar o penteado emaranhado.

O dreadlock se tornou mundialmente conhecido por causa do movimento rastafári, que adotou o penteado como uma das principais características. Entretanto, esta forma diferente de arrumar o cabelo existe desde os povos antigos, que habitavam região da Etiópia. Nesta época, os dreads não eram usados por uma questão de modismo, mas sim por causa da praticidade que ofereciam.

Saiba mais: Onde fazer Dread, Dicas

Dicas para o cabelo com dreadlocks

A pessoa pode escolher entre contratar um cabeleireiro profissional para fazer os dreads ou arriscar o procedimento em casa. De qualquer forma, a elaboração do penteado é feita por etapas e dependerá da textura do cabelo.

Existem vários métodos de enrolar e fixar os dreadlocks. (Foto:Divulgação)

Existem vários métodos de enrolar e fixar os dreadlocks, como é o caso do uso da cera, que deixa o cabelo mais firme e impede a deformação dos dreads. Também existe a possibilidade de montar o penteado com lã e obter um efeito bem moderno. Outro processo, que resulta em dreadlocks mais limpos e compactos, é aquele que utiliza uma agulha de crochê para costurar os fios após enrolá-los.

Cuidados com os dreadlocks

Embora seja um penteado cheio de estilo, o dreadlock requer cuidados especiais para não acumular sujeira e gerar mau cheiro. Veja algumas dicas de higiene:

Leia Também:  Pacotes de viagens para as férias 2012: destinos, reservas

1. Com os dreads ‘maduros’, já é possível lavá-los quantas vezes quiser. No momento da lavagem, é importante massagear o couro cabeludo com muito cuidado e enxaguar bem. Os cabeleireiros recomendam evitar os shampoos que deixam resíduos. Para não desfazer o penteado, use condicionador apenas nas pontas;

É muito importante manter a higiene do cabelo. (Foto:Divulgação)

2. Após lavar o cabelo, é muito importante secar os dreadlocks para evitar oleosidade. Aperte os dreads com as mãos para tirar o acúmulo de água, em seguida, use um secador;

3. Para não amassar os dreadlocks na hora de dormir, use uma bandana;

4. A remoção dos dreadlocks pode ser feita cortando o cabelo ou usando condicionadores pesados. O uso dos produtos funciona, mas pode demorar bastante para desfazer o emaranhado dos fios.

Veja também: Dreadlocks: dicas, cuidados, como lidar

Top