Cabelos afro alisados: como cuidar

PUBLICIDADE

Cabelos crespos e naturais estão super em alta. As opções em bons produtos, atualmente, são incontáveis e permitem que se tenha cabelos lindos e bem tratados, domando-os e deixando-os arrumadinhos. Entretanto, ainda é muito grande o número de mulheres que preferem alisar as madeixas. Para elas, esta é uma forma de manter os fios comportados e mais fáceis de serem cuidados. Mas, é bom ter muita atenção a isso. Não é tão simples assim cuidar de cabelos afro alisados ou de qualquer outro tipo, que tenha passado por procedimentos químicos.

Cabelos afro alisados pedem cuidados em dobro (Foto: Divulgação)

Cuidados com cabelos afro alisados

Por mais que certos tipos de alisamento prometam não danificar e até mesmo cuidar dos fios, sempre há substâncias que podem prejudicá-los, nos produtos usados. Cabelos crespos, em geral, são mais frágeis do que os lisos, embora aparentem o contrário. Eles já sofrem, naturalmente, com o ressecamento. A sua estrutura acaba impedindo que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue, suficientemente, ao seu comprimento e ponta. Após o alisamento, a perda de queratina pode ser mais acentuada. Portanto, quem optou por alisar os cabelos afro, deve ter em mente que as hidratações profundas deverão ser constantes.

Substâncias usadas no alisamento podem aumentar o ressecamento (Foto: Divulgação)

Também é preciso usar bons xampus e condicionadores, que contenham ingredientes hidratantes. Embora muitos afirmem a necessidade de usar o xampu antirresíduos, de vez em quando, nos cabelos alisados isso não funciona, pois irá acelerar o processo de perda das substâncias usadas no alisamento. Além disso, este produto pode aumentar o ressecamento dos fios, pois é altamente detergente. Portanto, prefira os xampus comuns, combinando-os com outros produtos hidratantes, reparadores e reconstrutores.

PUBLICIDADE

Outros cuidados com cabelos afro alisados

Hidratação deve ser constante e, no mínimo, semanal (Foto: Divulgação)

Todos os dias, usar um bom leave-in, aplicando-o nas pontas dos cabelos. Também são bem vindos os óleos naturais, que ajudam a manter a umidade dos fios, ao mesmo tempo em que os tratam. Bons exemplos são os óleos de argan ou macaúba. Sempre que usar o secador, aplique antes um protetor térmico.

Finalmente, chegamos ao cuidado mais importante: a hidratação. Ela deve ser semanal. Invista em máscaras potentes e use-as, em casa. Você também pode usar receitas caseiras de hidratação, complementando os cuidados com cabelos afro. Porém, ao menos uma vez por mês, indica-se uma hidratação profunda, no salão de beleza. Aproveite e verifique a necessidade de cortar as pontinhas  mais secas e combine com o seu cabeleireiro o dia para fazer o retoque da raiz.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.