Cabelo com henna

Cabelo com henna

O cabelo com henna ajuda a conquistar a coloração perfeita para os fios, através de ativos naturais. Além de mudar a tonalidade das madeixas,…

Por Isabella Moretti em 19/11/2014

O cabelo com henna ajuda a conquistar a coloração perfeita para os fios, através de ativos naturais. Além de mudar a tonalidade das madeixas, o produto também garante a nutrição e restaura o brilho dos fios.

Cabelo com henna. (Foto: Divulgação)

A henna é uma planta originária de regiões quentes, conhecida por produzir um corante natural de cor avermelhada muito usado no tingimento de roupas, tatuagens e cabelos. A henna também é utilizada para tingir os cabelos.

Veja também: Dicas de Como Arrumar a Sobrancelha com Henna

Cabelo com henna: principais vantagens

A henna para cabelos é vantajosa porque não agride os fios com substâncias químicas. Ela não necessita de nenhum outro componente prejudicial para a saúde capilar, como por exemplo, a água oxigenada utilizada em tinturas comuns para ativar a coloração.

As colorações feitas a partir da henna podem ser encontradas em creme, em pó ou em barra, todas elas têm ótima fixação e durabilidade, pois agem com a queratina natural do cabelo. Essa ação é capaz de fortificar, mas também torna difícil a remoção do produto dos fios se o uso for intensivo.

A henna tem uma coloração avermelhada. (Foto: Divulgação)

A cor natural do corante da henna é avermelhada e é possível encontrar no mercado tinturas de henna em vários tons, resultado da mistura da planta com várias outras ervas. A Henna Surya é a mais conhecida no Brasil e possui um catálogo com diversas cores de tons entre o vermelho e castanho, além de duas (incolor e preta) sem efeito de pigmentação com função exclusiva para tratamento dos fios.

Efeito da Henna nos cabelos

A pigmentação natural da henna é avermelhada e o tom se intensifica com o uso continuo do produto, que é indicado não só para ruivas que desejam intensificar o tom cobre, mas também para dar brilho em cabelos escuros, nunca para clarear os fios.

Por ser um produto livre do uso de substâncias químicas, como a amônia, é impossível clarear o cabelo usando henna. Isso porque ela tende a escurecer o cabelo, independente do tom que ele esteja ou do tom que se espera alcançar. Para quem quer manter a cor do cabelo, o ideal é dissolver a henna em creme branco para enfraquecer o poder de coloração da planta.

No cabelo castanho escuro ou preto, a henna dará efeito de brilho, e com o tempo, reflexos vermelhos na luz. Em cabelo castanho claro, além dos reflexos vermelhos, a cor castanha ficará mais forte. Nos cabelos loiros o resultado sempre vai ser de tom alaranjado.

Como aplicar Henna no cabelo?

A Henna é um produto barato e livre de agentes químicos. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir como pintar o cabelo com henna:

Henna em pó: Para aplicar a coloração Henna em pó, é preciso primeiramente lavar os cabelos com shampoo. Não é recomendado passar condicionador. O pó deve ser diluído em água morna até obter consistência pastosa.Com os cabelos úmidos, passe a mistura (pó e água) nos fios com um pincel, deixe agir e enxague.

Henna em creme: As instruções para preparar o cabelo para receber a henna em crem, são as mesma da henna em pó. Deixe os cabelos limpos e úmidos, sem fazer o uso do condicionador antes da aplicação. A henna em creme não possui nenhum tipo de mistura, basta aplicar com um pincel nos cabelos, deixar agir e enxaguar.

Henna em barra: É indicada para ser aplicada em cabelos compridos. A barra de Henna deve ser derretida em banho maria ou diluída em água quente. Quando atingir consistência cremosa, a henna pode ser aplicada nos cabelos, desde que estejam lavados somente com shampoo e ainda úmidos.

A aplicação pode ser realizada em casa. (Foto: Divulgação)

O tempo de ação da henna no cabelo varia de acordo com o resultado esperado, vale lembrar que a henna é um produto natural e seu longo tempo de ação não prejudica a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Todas as mulheres podem apostar no cabelo com henna. Se o resultado esperado for de tom cobre, é indicado o uso de aditivos naturais ácidos, como o vinagre, o suco de laranja ou o suco de limão, pois eles conseguem quebrar a parede celular da planta e fazer com que ela libere ainda mais pigmentação vermelha.

Top