Cabeceira da cama: como escolher, dicas

A cabeceira da cama é um item importante para a decoração do quarto, mas muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher a melhor…

Cabeceira moderna com iluminação.

A cabeceira da cama é um item importante para a decoração do quarto, mas muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher a melhor peça. Há várias opções disponíveis a venda nas lojas, mas o consumidor precisa ter em mente quais as suas necessidades e as características do ambiente onde a cabeceira será inserida.

O prestígio da cabeceira na área de decoração aumentou com o surgimento da cama box, um modelo de cama que não inclui a peça na estrutura. Desta forma, para tornar a acomodação mais confortável e melhorar a qualidade do sono, as pessoas passaram a adquirir uma cabeceira separadamente.

Caso a intenção seja apenas estética, alguns projetos de decoração também conseguem improvisar, adotando biombos, adesivos de parede, espelhos, tecidos e quadros como cabeceira.

Saiba mais: Ideias para cabeceiras de cama

Cabeceira estofada - confortável e aconchegante.

Os modelos de cabeceira variam muito, podendo ser um simples painel ou também uma versão mais sofisticada, com iluminação embutida. Há peças para atender todos os gostos e bolsos, por isso a escolha deve ser bem pensada e levar em conta alguns fatores.

Quando bem posicionada no quarto, a cabeceira promete melhorar a decoração, oferecer mais praticidade ao morador e facilita a arrumação do ambiente.

Como escolher a cabeceira da cama?

• Em primeiro lugar avalie a decoração do quarto, considerando a estética dos principais elementos. Desta forma fica mais fácil optar por uma cabeceira que mantenha o equilíbrio e a harmonia quanto às cores, estilos, estampas e formas. No caso de surgir dúvidas quanto às combinações, prefira um modelo neutro.

• O morador deve prestar muita atenção na sua parede, afinal, ela deve combinar com o modelo de cabeceira escolhido. Se o espaço vertical for revestido com papel de parede, é melhor optar por uma peça neutra para complementar a cama. Já no caso da parede ser toda branca, a cabeceira pode aparecer como um elemento de destaque através de cores e estampas.

Continuar Lendo  Alimentos que ajudam a reduzir o peso

• Depois de escolher os tons da cabeceira, é essencial tirar as medidas do quarto para verificar o módulo com tamanho mais compatível e proporcional. Quando a cabeceira possui elementos acoplados, como cantoneiras e criados mudos, requer uma área maior no cômodo.

Atente-se ao material e ao tamanho para fazer a escolha da cabeceira.

• As cabeceiras são normalmente fabricadas com MDF e MDP, porém, para que se tornem confortáveis, elas recebem um acabamento diferenciado. As peças mais aconchegantes são estofadas e garantem a melhor acomodação.

• Antes de comprar o produto, é importante ficar atento à qualidade do material, pois existem tecidos que causam alergia e aumentam a incidência de doenças respiratórias. Caso o morador seja muito sensível, ele deve optar por tecidos sintáticos ou de couro.

• Ao adquirir o produto numa loja, esteja consciente do tamanho e do tipo de material usado na fabricação. Para obter uma peça mais moderna e personalizada, a dica é comprar uma peça sob encomenda.

Veja também: Cabeceiras de cama box – modelos, preços

Top