Bulling e Cyberbulling – Diferenças

Para você que nos dias de hoje houve tanto falar em bulling e não sabe exatamente o que isso significa e agora para completar…

Para você que nos dias de hoje houve tanto falar em bulling e não sabe exatamente o que isso significa e agora para completar surgiu um novo termo que anda na boca de muitas pessoas, que é o cyberbulling, vou explicar a diferença entre os dois.

Bulling é o nome adotado para uma forma especifica de violência que freqüentemente ocorre nas escolas do mundo inteiro, é considerado bulling todos os tipos verbais de insultos até as brigas de garotos mais fortes com aqueles mais fracos e indefesos.

Nos últimos tempos o bulling vem crescendo significativamente, e se as escolas não adotarem medidas de segurança mais eficazes e preventivas o fenômeno pode se expandir cada vez mais, pois muita vitima tende a reproduzir os maus tratos sofridos e muitos agressores acabam se tornando vítimas gerando desse modo um ciclo vicioso de vitimização sem fim.

Muitas vezes o bulling é visto com uma brincadeira própria de crianças imaturas, mas devido a essa interpretação errônea a prática de tal ato vem crescendo cada dia, não se deve generalizar e acreditar que todas as situações ocorridas de dentro ou fora da escola é bulling, para avaliar tal situação precisa-se conhecer os fatos e saber o que realmente a palavra bulling significa, depois dessa avaliação de um todo reunir dados necessários para diferenciar as brincadeiras que convenhamos que algumas delas são de muito mau gosto, do verdadeiro bulling.

Cyberbulling é o nome adotado para alguém que sofre agressão virtual, e dependendo do grau de intensidade pode acarretar danos na saúde física, mental e na aprendizagem, um exemplo que posso expor foi um caso na Inglaterra que o cyberbulling foi responsável pelo suicídio de alguns jovens, pois nessas situações é muito difícil identificar o agressor e por fim as situações de ameaças, intrigas e fofocas, que em alguns casos chega a ser um ato de tamanha tortura para quem sofre, esse individuo deseja a morte para por fim a tal situação.

Continuar Lendo  2 Via Identidade - Como e Onde Tirar a Segunda Via RG

Com os avanços tecnológicos cada vez são maiores as situações de cyberbulling, visto que, as ferramentas disponíveis estão cada vez mais avançadas. Para ameaçar alguém basta um simples acessar na internet do mensseger, e-mail, Orkut, facebook, entre outros, ou mesmo recorrer às mensagens através do celular para que uma agressão se torne real. Por ser muito difícil de serem descobertos os agressores se sentem livres para importunar as outras pessoas. Portanto a diferença entre bulling e cyberbullig é que bulling é uma agressão física que ocorre com mais frequencia nas escolas e cyberbulling é uma agressão virtual que ocorre através dos meios de comunicação como internet e telefones móveis ou fixos.

Uma questão interessante é: as vítimas de bulling escolar são as mesmas vítimas de cyberbuling?

Não necessariamente, pois muitas crianças que não possuem o perfil de crianças frágeis e desprotegidas, consideradas as diferentes da turma estão também se tornando alvos, assim como diretores de escolas, coordenadores e professores, saiba que qualquer pessoa pode tornar-se vítima de cyberbulling e ser exposto a comentários maldosos, racismo, fotografias montadas entre outras maneiras.

Cabe aos pais ficarem atentos ao comportamento de seus filhos durante o período e após a utilização de aparelhos de comunicação (computador, celular etc), manter um diálogo franco e aberto fazendo com que eles reflitam sobre as conseqüências que podem surgir na vida da vítima. Saiba que ninguém esta imune a esse tipo de violência, quem agride hoje pode ser o agredido de amanhã, conversar com seu filho pode ajudá-lo a aliviar as tensões e dividir as dificuldades, evitar que o mesmo cometa atos impensado para por fim a uma situação prejudicando a própria vida. Fique atento aos sinais de socorro que seu filho pode estar a enviar.

Continuar Lendo  Assistência Técnica Celular Motorola - Onde Encontrar

Quanto á escola cabe aos dirigentes encararem a situação de frente sem tentar mascarar as situações, procurarem ajuda especializada no assunto, conhecer mais sobre tal tema para saber com o que esta lidando, procurar formas de prevenção para todas as formas do bulling, pois o objetivo da escola além de ensino/aprendizagem e promover a socialização e não o medo e o terror.

Top