Brinquedoteca fotos, dicas

A brinquedoteca é um espaço criado para entreter, divertir e estimular o aprendizado das crianças. Normalmente este espaço é explorado pelas escolinhas de educação…

A brinquedoteca é um espaço criado para entreter, divertir e estimular o aprendizado das crianças. Normalmente este espaço é explorado pelas escolinhas de educação infantil, mas as casas também estão começando a ganhar um cômodo montado para estimular a arte de brincar.

Brinquedoteca divertida, confortável e colorida. (Foto:Divulgação)

As funções da brinquedoteca

Muitas pessoas pensam na brinquedoteca como um ‘depósito’ de coisas das crianças, mas a principal função do espaço infantil não é esta. Quando montado de forma adequada, o ambiente desenvolve a autonomia, estimula a criatividade e contribui com o senso de organização.

Para que o projeto de uma brinquedoteca atenda as expectativas, ele deve cumprir com as seguintes funções: incentivar atividades individuais e coletivas, melhorar a concentração e atenção, enriquecer os laços com a família e amigos e melhorar o senso de responsabilidade.

Foi-se o tempo em que a brinquedoteca era um ambiente exclusivo de creches e escolas. Hoje, é possível encontrar centros culturais, supermercados, shoppings, hospitais e clínicas psicológicas que apostam neste tipo de área de convívio, capaz de contribuir com a aprendizagem e divertir as crianças.

Saiba mais: Brinquedoteca em casa – como montar

Dicas para montar uma brinquedoteca

O ambiente precisa estimular o desenvolvimento da criança. (Foto:Divulgação)

A brinquedoteca tem se revelado uma solução para as famílias modernas, afinal, o ambiente é perfeito para armazenar e organizar os milhares de brinquedos da criança. Um cômodo sem utilidade dentro da casa pode ser transformado em uma brinquedoteca, com o objetivo de tornar o quarto onde o pequeno morador dorme mais espaçoso e em ordem.

A decoração da brinquedoteca deve estimular o desenvolvimento da criança em todos os sentidos. Por exemplo, o ambiente não pode abrir mão de uma proposta lúdica, por isso é importante investir em um mix de cores fortes, vivas e alegres. O lugar deve ainda reunir, de forma organizada, brinquedos, jogos, livros e gibis.

Os móveis devem facilitar a organização dos brinquedos. (Foto:Divulgação)

A criança precisa de espaço para brincar, por isso evite ocupar a área horizontal com muitos móveis e objetos. A mobília usada na brinquedoteca deve ser acima de tudo funcional, ou seja, facilitar a organização dos brinquedos com espaços para armazenar os cestos e baús. Além das estantes, também é importante adotar uma mesa para atividades e alguns puffs para garantir uma boa acomodação. Para que o chão se torne mais confortável, é importante apostar em tapetes de borracha coloridos para cobrir a superfície.

Leia Também:  Brinquedoteca em casa - como montar

Além de livros e brinquedos, a brinquedoteca pode oferecer outras formas de lazer e entretenimento, como a TV, a parede pintada com tinta-lousa e o videogame. Deixe a brinquedoteca mais divertida com papel de parede para colorir.

Fotos de brinquedotecas

Veja uma seleção de fotos de brinquedotecas:

Top