Brinquedos para chinchilas: dicas

As chinchilas são animais extremamente dóceis e inteligentes, capazes de conquistar até mesmo as pessoas que dizem não simpatizarem muito com animais de estimação.…

As chinchilas são animais extremamente dóceis e inteligentes, capazes de conquistar até mesmo as pessoas que dizem não simpatizarem muito com animais de estimação. Oriundo das Cordilheiras dos Andes, este bichinho chegou a América em meados do século XX, conquistando a maioria das pessoas que desejavam ter um pet diferente.

Por isso, para você que tem vontade de adquirir um bichinho deste, saiba maiores informações sobre as chinchilas e quais são os brinquedos mais adequados para suas brincadeiras:

Conheça mais sobre as chinchilas e os brinquedos mais apropriados para sua diversão (Foto: Divulgação)

Conhecendo as chinchilas

Diferentemente dos hamsters, coelhos e outros roedores, a chinchila é um animalzinho cujo comportamento se assemelharia mais ao de um cão, porém o dono deve ser cauteloso e deixá-la solta pela casa somente com supervisão e longe dos fios e objetos que possam eventualmente machucá-la. Como são extremamente habilidosas ao saltar e possuem uma pelagem alta e fofa, este bichinho pode estrategicamente entrar em locais inesperados e bem apertados, pois a curiosidade e a vontade de roer algo novo sempre virá na frente do medo ou de qualquer outro comportamento de precaução comum em animais.

Portanto, se você deseja arriscar ter este pet em sua casa, torna-se primordial conhecer os cuidados necessários com as chinchilas e assim não deixar que nada falte ao seu mais novo e fofo companheiro.

Este animal é extremamente habilidoso e facilmente pode entrar em emboscadas, que podem comprometer a sua saúde e vida (Foto: Divulgação)

Por que as chinchilas precisam roer?

Os roedores de uma forma geral não roem apenas por interesse em “estragar os objetos”, apesar desta ser a crença de grande parte das pessoas. Sua anatomia é diferenciada dos animais comuns e seus dentes crescem sem parar, assim como os cabelos no ser humano. Por esta razão há a necessidade de, além dos alimentos adequados para a chinchila, dispor de itens os quais elas possam saciar essa demanda natural por desgastarem seus dentinhos.

As chinchilas, assim como os outros roedores, precisam roer para desgastar os seus dentinhos (Foto: Divulgação)

Brinquedos adequados para as chinchilas

Os brinquedos para chinchilas devem sempre ser de madeira natural não tratada, como o pinus ou eucalipto. Jamais compre um objeto de MDF ou madeiras coloridas, que podem causar intoxicação no organismo do animal por seus componentes químicos.

Leia Também:  Alimentos proibidos para seu bicho de estimação

No mercado existem casinhas, barris, argolas e produtos diversos feitos com materiais que podem ser roídos pelas chinchilas, de modo a não prejudicar assim a sua integridade física. Para adquiri-los vale a pena consultar uma loja especializada em chinchilas, como o Empório Chillan em São Paulo ou a Toca da Chinchila em Curitiba. Lembre-se também que, pelo fato das chinchilas saltitarem ao invés de caminharem, as rodas são dispensáveis, visto que elas podem ocasionar acidentes inesperados ao pet.

Existem brinquedos especiais para chinchilas feitos com madeira não tratada quimicamente (Foto: Divulgação)

Todavia, antes de adquirir uma chinchila como o seu mais novo companheirinho, vale a pena conhecer as dicas ao escolher um animal de estimação, a fim de averiguar qual o bichinho ideal para você caso tenha uma rotina agitada e pouco tempo para permanecer próximo e dando atenção ao pet.

Top