Brinquedos para Bebês de Seis Meses

Desde que nascem os bebês recebem os mais diversos tipos de estímulos. Uma das formas que temos para estimular e incentivar o aprendizado dos…

Por Redacao em 04/07/2011

Desde que nascem os bebês recebem os mais diversos tipos de estímulos. Uma das formas que temos para estimular e incentivar o aprendizado dos bebês é investindo em brinquedos adequados para sua faixa etária, que vão auxiliar o bebê em todas as suas etapas de desenvolvimento, oferecendo novos desafios e possibilitando novas conquistas a cada dia. Durante o começo da vida, o desenvolvimento infantil é muito rápido e as crianças, muito espertas, aprendem todo o tipo de coisas. Com os estímulos e incentivos adequados, já estaremos começando a ensinar os bebês a serem crianças curiosas, com capacidade para aprender rápido e que gostam de descobrir novidades.

Com seis meses o bebê já começa a ficar sentado com o apoio de alguns travesseiros e almofadas. Já tem um controle maior do movimento das mãos e consegue pegar, agarrar e jogar os objetos ao seu redor. Ele também está aprendendo a rolar de um lado para o outro, chuta o tempo todo e não para de estimular seu cérebro, maravilhado com os movimentos que já é capaz de fazer. Ele também ri bastante ao encontrar rostos conhecidos e até mesmo estranhos que sejam muito simpáticos e tenta começar a produzir sons além do choro.

Os brinquedos mais indicados para bebês de seis meses incluem brinquedos que tenham diferentes texturas, que ele possa colocar na boca e que ele possa apertar, percebendo o que acontece com o objeto quando pressionado (nesse caso, objetos macios, de espuma ou bolas de plástico). O som também chama muito a atenção do bebê e brinquedos que possuem um sino dentro podem chamar muito a sua atenção. Além disso o bebê já gosta de brincar imitando os adultos (uma boa ideia é cantar musicar infantis com gestos, logo você perceberá seu bebê imitando você) e presta atenção aos livros de história, querendo pegar os desenhos e ouvindo a sua voz, tentando entender o que você está contando para ele. Um detalhe muito importante é o começo da dentição do bebê. É muito importante ter brinquedos e mordedores apropriados para ajudar nesse momento dolorido.

Como alternativas de brinquedo nós podemos começar citando os mordedores. Existem diversos tipos de mordedores disponíveis no mercado, escolha aquele que se encaixa melhor nas necessidades do seu bebê. Alguns mordedores foram feios para ficar na geladeira, sendo um brinquedo gelado para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos e fazendo com que o bebê tenha contato com as diferentes sensações térmicas. Cubos para serem empilhados, de tecido e com um sino dentro, assim como bichinhos de pelúcia que fazem barulho, são brinquedos bem atrativos para os bebês de seis meses. Bolas, como aquelas usadas para as pessoas apertarem quando estão estressadas, também são uma boa ferramenta de estímulo, mas cuidado com o material em que ela é feita: muitas vezes essas bolas não resistem a boca dos bebês e se desmancham. Os brinquedos de encaixe também são uma boa opção para estimular a curiosidade e a concentração dos bebês. Quando os brinquedos estiverem um pouco afastados do bebê, espere um pouco antes de colocar de volta na mão dele. Deixe que ele tente engatinhar para pegar, é um ótimo estímulo. Aproveite essas dicas e divirta-se com o seu bebê enquanto ajuda o desenvolvimento dele.

Top