Brinquedos educativos – dicas

A criança apreende o mundo através da brincadeira, pois é o modo que ela encontra de descobrir e conhecer o que as rodeia. Por…

A criança apreende o mundo através da brincadeira, pois é o modo que ela encontra de descobrir e conhecer o que as rodeia. Por isso, o ato de brincar é tão importante na infância. É por causa desse verbo que ela se tornará um adolescente mais concentrado, seguro e inteligente. No entanto, é preciso encontrar brinquedos que estimulem os seus sentidos e os seus conhecimentos. Sendo assim, veja algumas dicas de brinquedos educativos para os seus filhos.

Para conquistarem a atenção das crianças, os brinquedos devem ser bem coloridos e, de preferência, fazer algum barulho. Sempre leia na embalagem a idade indicada, porque não adianta você comprar um produto destinado a crianças mais velhas que o seu filho não conseguirá brincar com ele e nem ficará mais inteligente por causa disso. Além do mais, verifique se não há peças muito pequenas e se a tinta é atóxica para prezar pela saúde da criança.

Os bebês de até 1 ano se divertirão bastante com os tapetes de atividades, que são feitos de pano macio e colorido. Nele, o bebê passa horas se divertindo com os bichinhos e com as flores que o rodeiam com muita alegria. Com o tempo, você pode ensiná-lo a dizer os nomes dos animais e dos objetos que aparecem na cena. Também há várias cores e formas que podem ser ensinadas aos poucos.

Com o tapete de atividades, o bebê aprende a distinguir formas, cores e animais (Foto: Divulgação)

Crianças de 4 anos ou mais se divertirão muito com o Pula Duende. Todo colorido e confeccionado em madeira, é feito para até 4 jogadores que tentarão, com uma gangorra, jogar os duendes nos buracos do tabuleiro. Com isso, eles treinarão as suas habilidades motoras, de concentração, de raciocínio lógico e de convívio social com outras crianças.

O Pula Duende é um brinquedo divertido e ainda trabalha a habilidade motora da criança (Foto: Divulgação)

A partir dos 4 anos, a criança passa a argumentar e adora inventar histórias. Por isso, um bom brinquedo são os blocos de montar. Com eles, os pequenos treinam as suas habilidades motoras, criativas, lógicas e matemáticas. Assim que eles tiverem montado algo, não deixe de lhes perguntar o que fizeram e peçam para que contem uma história divertida com o objeto que surgiu.

Os blocos de montar são excelentes para crianças a partir dos 4 anos (Foto: Divulgação)

Essas são algumas dicas de brinquedos educativos. Não deixe de presentear os seus filhos com eles, porque o melhor da infância é aprender sem perceber, ou seja, brincando e sendo criança.

Leia Também:  Brinquedos Educativos para Crianças em Madeira

 

Top