Brinquedos de criança: como limpar

Os brinquedos são uma grande distração para as crianças e as acompanham a todos os lugares. Eles ficam na cama, no sofá, no chão,…

Por Editorial MDT em 07/12/2012

Os brinquedos são uma grande distração para as crianças e as acompanham a todos os lugares. Eles ficam na cama, no sofá, no chão, no tapete junto com o cachorro, na mesa, no jardim e, na maioria das vezes, vão parar na boca dos pequenos. Como muitos sabem, é normal o contato de crianças com sujeira, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas ao mesmo tempo, também podem causar doenças e infecções.

Para que a criança não fique doente, é importante cuidar, limpar e lavar os brinquedos com frequência, para que os pequenos brinquem com mais liberdade e segurança. Confira algumas dicas de como limpar os brinquedos das crianças:

Brinquedos de criança como limpar. (Foto Divulgação)

Brinquedos de metal

Para limpar os brinquedos de metal, use um pano macio umedecido em álcool gel 70%. Passe o pano em toda a superfície do brinquedo, removendo sujeiras e bactérias que possam ter se acumulado.

Itens pequenos, que não contém ferro, muitas vezes podem ser lavados na máquina de lavar louça, ou com escovinhas de dente que atingem todos os pontos do pequeno brinquedo. Repita o procedimento a cada semana para cuidar da saúde da sua criança. Outra dica é limpar as peças com água e detergente, usando uma esponja não abrasiva.

Brinquedos de plástico podem ser lavados com água e sabão. (Foto: Divulgação)

Brinquedos de madeira

Os brinquedos de madeira acumulam sujeira e bactérias como qualquer outro, mas precisam de um cuidado maior em sua higienização, para que não estraguem. Para limpar brinquedos de madeira use apenas um pano seco ou levemente úmido de água. Passe-o por todo o brinquedo e depois deixe que ele seque na sombra.

Brinquedos de borracha e E.V.A

Brinquedos feitos de borracha ou E.V.A são muito simples de serem higienizados. Para limpá-los, basta usar uma solução de água e sabão ou até mesmo um pano macio umedecido em álcool gel 70%, que mata todas as bactérias.

O ideal é lavar estes brinquedos uma vez por semana.

Lei da cadeirinha bebê no carro 

Brinquedos devem ser limpos com frequência. (Foto: Divulgação)

Brinquedos de pano e pelúcia

No caso de bonecos confeccionados em pano ou ursinhos de pelúcia, brinquedos adorados pelo pequenos, deve-se lavá-los com muito cuidado com sabão neutro e água morna. Outra dica é lavar os brinquedos de pano e pelúcia deixando-os de molho, por alguns minutos, em uma bacia com água e sabão líquido. Em seguida, basta esfregar, tirar o excesso de espuma com um pano bem seco e limpo e deixar secar ao sol. Caso a criança tenha rinite alérgica, leve o brinquedo ao freezer por 24, dentro de um saco plástico bem fechado, para que os ácaros prejudiciais ao sistema respiratório infantil desapareçam.

Repita o processo a cada quinze dias ou a cada mês.

Veja também:Berço Portátil Burigotto Nanna

Top