Brincadeiras que estimulam a coordenação motora

PUBLICIDADE

Além de serem lúdicas, brincadeiras tradicionais, passadas de pai para filho, podem ser feitas com essa finalidade. Quem não brincou de amarelinha durante a infância? Esse tipo de jogo deve ser incentivado, porque além de fazer com que a criança interaja com outras da mesma idade, favorece o aumento da coordenação, equilíbrio e concentração. Até mesmo ajuda na memorização dos números. Pular corda, por sua vez, além de ser um ótimo exercício físico, também para adultos, favorece o conhecimento e o controle do tempo e do ritmo. As puladas ainda auxiliam a melhorar a coordenação dos membros do corpo, assim como as corridas do pega-pega.

Brincar de amarelinha também ajuda no aprendizado dos números (Foto: divulgação)

As bolas não custam caro e podem ajudar na coordenação motora e no alcance do equilíbrio. Contribuem também para o desenvolvimento da criatividade, na medida em que as crianças podem interagir de diferentes formas com os objetos. A brincadeira com as bolas – que podem ser pequenas, médias ou grandes – também trabalha  a noção de espaço.

Quanto aos jogos, os quebra-cabeças podem ser um excelente exercício para os pequenos. Montar um quebra-cabeça incentiva a concentração e a coordenação motora. A noção de espaço é outra habilidade estimulada pela brincadeira, já que o jogador precisa encontrar o local certo para encaixar cada uma das peças.

PUBLICIDADE
O jogo de varetas incentiva a criação de estratégias (Foto: divulgação)

Já o jogo de varetas estimula a coordenação motora , ajuda no aumento da atenção e no desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças. Elas precisam criar uma solução para mexer uma vareta, e tirá-la do lugar, sem atrapalhar e derrubar as outras. Esse é o grande benefício dos jogos de raciocínio, porque trabalham com a capacidade das crianças de montarem estratégias para vencer as disputas.

Com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos filhos, os pais podem interagir nas brincadeiras e até montar teatros e usar fantoches. Desta forma, se estimula a fantasia e a imaginação dos filhos. Quanto aos brinquedos, uma boa opção para presentear as crianças são os brinquedos de montar. Os pequenos ficam curiosos para montar e desmontar os brinquedos, se exercitam fisicamente e usam os sentidos da visão e do tato.

Pular corda ajuda na coordenação, além de ser um bom exercício físico (Foto: divulgação)

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.