Brincadeiras de Festa Junina

As brincadeiras de festa junina são responsáveis por tornar as festividades do mês de junho mais divertidas, alegres e descontraídas. Há muitas formas de…

Por Redacao em 15/06/2015

As brincadeiras de festa junina são responsáveis por tornar as festividades do mês de junho mais divertidas, alegres e descontraídas. Há muitas formas de brincar nessa ocasião e, ao mesmo tempo, valorizar as tradições do mês de São João. Leia a matéria e confira sugestões de brincadeiras.

Brincadeiras de festa junina. (Foto: Divulgação)

E até que enfim chegaram as festas juninas. Todos os anos, o mês de junho se torna muito mais alegre e divertido por causa das comidas típicas, quadrilhas, decoração colorida e, é claro, a diversidade de brincadeiras. Crianças, jovens e adultos acabam se rendendo aos jogos juninos e fazem de tudo para ganhar prêmios nas competições.

Saiba mais: Figuras de festa junina para colorir

Brincadeiras de festa junina

Confira a seguir algumas opções de brincadeiras de festa junina e garanta muita diversão para o seu arraiá:

Cadeia

A cadeia é uma das brincadeiras populares da festa junina. (Foto: Divulgação)

A Cadeia é uma brincadeira que não pode ficar de fora do São João.  Para brincar, selecione uma área e cerque com bambus, cadeiras, folhas de bananeira, etc. Depois de ter isolado o local, escolha um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia levado pelos ajudantes e paga uma prenda para ser solto, como pagar um mico ou até mesmo uma pequena contribuição em dinheiro. Existe ainda festas juninas que utilizam da cadeia para juntar casais, com isso basta prender os dois e se os ambos não aceitarem se beijar terão que pagar para sair.

Jogo das argolas

Para brincar com as argolas, são colocadas garrafas, latas ou qualquer coisa que tenha diâmetro menor que as argolas no chão. Em seguida, se prepare uma linha de arremesso de no mínimo 1,5 metro de distância. Dê para o participante no mínimo 3 argolas. Julga-se também a prenda em relação ao número de argolas acertadas.

Leia mais: Dicas de decoração para festa junina infantil

Pescaria

A pescaria faz sucesso com as crianças. (Foto: Divulgação)

A pescaria é um dos principais atrativos da festa junina. Para fazer essa brincadeira, pegue uma cartolina e recorte muitos peixes, em seguida enumere-os. Coloque na parte superior do peixe um clipe. Faça varas de pescar com barbantes, varetas e também utilize dos clipes para formal um anzol. Coloque todos os peixes em uma grande bacia de areia de uma forma que não apareçam os números. Dê uma vara de pescar ao participante e quando ele pescar um peixe verifique o seu número e veja qual será o seu prêmio.

Derruba latas

Derruba latas é uma brincadeira bem divertida e fácil de montar.  Sobre uma mesa, deve-se elaborar uma pirâmide com latas ou garrafas vazias. Faz-se uma linha de arremesso de no mínimo 1,5 metro de distância. O participante deve receber três bolinhas. O prêmio recebido será de acordo com o número de latas derrubadas, cabe a quem está na barraca julgar a prenda justa.

Correio elegante

O correio elegante é uma brincadeira que faz muito sucesso entre as pessoas que vão à festa junina para paquerar, afinal, é possível surpreender com bilhetinhos. O entregador ao mesmo tempo que entrega os bilhetes feitos deve divulgar o serviço de correio. Caso a festa seja grande e com muitas pessoas, pode-se preparar uma mesa com uma pessoa que cuida dos bilhetes e outra que entrega. Deve-se levar alguns cartões semi prontos, com formato de coração e com frases de amor. Pode ser cobrado uma pequena quantia por cada cartão.

Boca do palhaço

Boca do palhaço. (Foto: Divulgação)

A Boca do palhaço é uma brincadeira que consiste em acertar com bolas a boca de um palhaço feito em cartolina, em madeira ou do material que preferir. O participante recebe 3 bolas e se acertar no mínimo uma, ganha uma prenda.

Além das brincadeiras apresentadas acima, podem existir jogos entre os visitantes da festa, como por exemplo a corrida do saco ou corrida com ovo na colher. De repente fazer uma gincana é algo bem interessante para divertir a todos.

Veja também: Como organizar festa junina

Aposte nas melhores brincadeiras de festa junina e torne o evento muito mais divertido. Use a sua criatividade para fazer pequenos ajustes e conquistar o público de diferentes idades.

 

Top