Brilho nos olhos de crianças pode revelar câncer

O câncer é um dos problemas mundiais que tem afetado pessoas de várias faixas etárias, inclusive as crianças. O retinoblastoma é um tipo de…

O câncer é um dos problemas mundiais que tem afetado pessoas de várias faixas etárias, inclusive as crianças. O retinoblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve nos primeiros anos de vida. Essa doença pode ser facilmente detectada através de um exame no qual se observa o brilho nos olhos da criança. Saiba mais sobre o assunto.

É possível descobrir um retinoblastoma observando o brilho nos olhos de uma criança com a doença. (Foto: divulgação)

O que é retinoblastoma

O retinoblastoma é um tipo de câncer ocular que se desenvolve das células da retina (membrana sensível à luz). Trata-se de um dos tumores mais comuns na infância, podendo ser causado por fatores hereditários em 10% dos casos.

Esse problema pode acometer apenas um dos olhos ou em ambos. É muito agressivo e pode invadir o nervo óptico, sistema nervoso central, sendo na maioria dos casos fatal. O retinoblastoma deve ser diagnosticado o quanto antes para evitar que se atinja outras partes do corpo.

A doença pode ser manifestar logo no nascimento e na maioria dos casos, se manifesta na fase pré-verbal até os dois anos e meio de idade. Quando diagnosticado a tempo, esse tumor pode ser curado e a visão da criança pode ser preservada.

Quando exposto a luz, o olho com a doença reflete os raios luminosos. (Foto: divulgação)

Veja também o que é síndrome de Tourette 

Diagnóstico pelo brilho nos olhos da criança

Reconhecer os primeiros sinais da doença é um dos principais determinantes para obter sucesso no tratamento. Tanto os pais quanto os responsáveis podem ajudar na identificação precoce dessa doença.

O retinoblastoma também se manifesta através de um brilho nos olhos, semelhante ao de um gato, quando a pupila é submetida a luz artificial. A criança com esse problema pode ainda apresentar estrabismo e aparência anormal do olho.

Leia Também:  Como as mulheres lidam com a ansiedade

As fotos com fhash podem ajudar no diagnóstico da doença, pois geralmente um dos olhos, ou ambos, não reflete a cor vermelha. Porém, é importante deixar claro que nem todos os casos de ausência de reflexo são devido ao retinoblastoma, existem outros problemas que podem causar o mesmo efeito.
O teste do reflexo vermelho, realizado pelo médico nos primeiros dias de vida é um dos exames que podem diagnosticar a doença precocemente.

É importante que os pais fiquem atentos para os sinais e que o tratamento seja feito o mais rápido possível. (Foto: divulgação)

Veja também como tratar estrabismo na infância 

O retinoblastoma é um tipo de câncer muito agressivo que pode comprometer a visão e até a vida da criança. Portanto, ele deve ser diagnosticado o mais rápido possível para melhor eficácia no tratamento. A avaliação oftalmológica periódica na infância também é muito importante para detectar a doença e outros problemas que podem comprometer o futuro da criança. Em caso de dúvidas, procure um médico para melhor avaliação.

Top