Brasília lidera consumo de chocolate no Brasil

Os moradores da capital nacional são os que mais consomem chocolate no país, de acordo com a pesquisa Target Group Índex, realizada pelo instituto…

Por Élida Santos em 07/04/2012

A capital do Brasil é a que mais consome o chocolate (Foto: Divulgação)

Os moradores da capital nacional são os que mais consomem chocolate no país, de acordo com a pesquisa Target Group Índex, realizada pelo instituto Ibope Media. Segundo o levantamento, 73% dos consumidores de Brasília declararam ter comido o produto nos últimos sete dias. Em seguida aparecem os moradores das cidades de Recife, Salvador e São Paulo, onde 71% dos entrevistados disseram que saborearam o doce na última semana.

Entre as capitais brasileiras avaliadas o Rio de Janeiro aparece com o pior percentual de consumo de chocolate, sendo que somente 60% dos participantes do estudo declararam ingerir o alimento a base de cacau nos últimos sete dias. Se a avaliação partir para a relação de gêneros, as mulheres consomem mais chocolates que os homens. 55% delas disseram se deliciar com o doce na última semana, enquanto apenas 45% deles relataram o mesmo. Os solteiros também são maioria, sendo que 75% dos entrevistados disseram ter comido chocolate na última semana.

São Paulo, Salvador e Recife ficaram com a segunda colocação na pesquisa (Foto: Divulgação)

E se a relação do chocolate no cardápio for classificada por faixa etária o cenário fica ainda mais curioso. Os jovens com idade entre 12 e 24 anos representam 81% do consumo de chocolate no período questionado pela pesquisa, já os entrevistados acima de 65 anos totalizam somente 4%.
O levantamento contou com a participação de 20.736 pessoas, que residem nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília, além de cidades do interior do Sul e do Sudeste. O Ibope não disse se a pesquisa levou em consideração o período de Páscoa, onde geralmente as pessoas consomem mais chocolates. Alimentos a base do item não fizeram parte do levantamento.

Ovos de Páscoa de chocolate fazem parte da tradição (Foto: Divulgação)

O chocolate e a Páscoa

A relação do doce feito de cacau com a Páscoa começou na França, no século XVIII, quando os franceses resolveram criar uma alternativa para substituir os ovos de galinha cozidos, que segundo a tradição eram distribuídos nesse período para simbolizar a fertilidade. A novidade literalmente caiu na boca do povo é ganhou espaço em todo o mundo.

Top