Brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal

Os brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal. Isso mesmo! As instituições portuguesas de ensino superior estão considerando a nota no Exame…

Os brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal. Isso mesmo! As instituições portuguesas de ensino superior estão considerando a nota no Exame Nacional do Ensino Médio como critério no processo seletivo. Leia a matéria para conhecer as universidades e institutos que aceitam o Enem em terras lusitanas.

Brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal. (Foto Ilustrativa)

Brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal. (Foto Ilustrativa)

Muitos brasileiros sonham em estudar no exterior, mas acabam sentindo na pele como é complicado passar no processo seletivo e conquistar a tão sonhada vaga. A boa notícia é que quatro instituições portuguesas estão usando o Enem na hora de selecionar os alunos brasileiros. O anúncio foi feito nesse dia 2 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal

Os brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal, de acordo com um comunicado realizado pelo INEP. A partir de 2016, serão ofertadas vagas nas universidades de Lisboa e nos institutos politécnicos de Coimbra. A nota no exame poderá ser usada para ingressar em cursos superiores nas áreas de educação, turismo, tecnologia e gestão, comunicação e desporto, hotelaria e saúde.

Como vai funcionar a seleção?

Algumas instituições portuguesas aceitam o Enem como forma de ingresso. (Foto Ilustrativa)

Algumas instituições portuguesas aceitam o Enem como forma de ingresso. (Foto Ilustrativa)

As instituições de ensino superior de Portugal vão iniciar a seleção de estudantes brasileiros em janeiro de 2016, assim que o resultado oficial do Enem 2015 for publicado pelo Inep. Vale salientar que, a legislação diz que apenas 20% das vagas podem ser preenchidas com estrangeiros nas universidades e institutos portugueses.

Outras faculdades portuguesas já estavam aceitando a nota do Enem como forma de ingresso dos brasileiros. Com a notícia de que mais 4 instituições aderiram ao exame, o número de instituições sobe para onze.

Continuar Lendo  Cursos gratuitos da Missão Resgate

Quais instituições portuguesas usam o Enem?

A primeira instituição de um país europeu a aderir o Enem foi a Universidade de Coimbra. Depois, outras IES fizeram a mesma adesão do exame, como Universidade da Beira Interior e Universidade do Algarve

Nesse ano de 2015, o convênio foi firmado com as seguintes instituições: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA),Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Instituto Politécnico de Leira (IPL) e Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

Universidades e institutos politécnicos participam do convênio. (Foto Ilustrativa)

Universidades e institutos politécnicos participam do convênio. (Foto Ilustrativa)

Você tem o sonho de se graduar na Europa? Então aproveite que o fato de que os brasileiros podem usar Enem em 4 instituições de Portugal. Escolha o curso que mais tem a ver com o seu perfil e boa sorte. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

Top