Brasileirão marca a ressureição do futebol carioca

Pela primeira vez na era de pontos corridos, os quatro clubes cariocas estão entre os seis primeiros da competição O Brasileirão 2011 parece ser…

Quatro grandes do Rio de Janeiro seguem entre os melhores do torneio nacional

Pela primeira vez na era de pontos corridos, os quatro clubes cariocas estão entre os seis primeiros da competição

O Brasileirão 2011 parece ser mesmo especial para o Estado do Rio de Janeiro. Desde o início do sistema de disputa por pontos corridos, em 2003, pela primeira vez o futebol carioca coloca seus quatro principais times entre os seis primeiros colocados do torneio.

Depois de mais uma rodada bem agitada, o Vasco assumiu a vice-liderança, o Botafogo se manteve em quarto, o Fluminense subiu para a quinta posição e o Flamengo caiu para o sexto lugar.

Em 2007, dois clubes cariocas também se destacaram a essa altura da competição. Depois de 23 rodadas disputadas, o Vasco ocupava a 3ª colocação, enquanto o Botafogo era o 4º. Porém, Flamengo e Fluminense eram donos de campanhas bastante irregulares e ocupavam as modestas 11ª e 13ª colocações, respectivamente.

Para justificar as campanhas atuais, as quatro equipes têm características individuais que as colocam em evidência no cenário nacional. O elenco do Vasco, mesmo tendo sido campeão da Copa do Brasil e já estar garantido na Copa Libertadores de 2012, declara desde o início do torneio que busca o título a todo custo. Bem organizado e entrosado, o time é um dos mais regulares da competição.

Com alto investimento na contratação de jogadores, entre eles Ronaldinho Gaúcho, dos quatro clubes do Rio, o Flamengo é o que talvez tenha o melhor elenco e o treinador mais acostumado a faturar títulos, Vanderlei Luxemburgo. Apesar de oscilar, o rubro-negro tem se mantido sempre entre os primeiros.

Já o Fluminense conseguiu contornar problemas extra-campo, como troca de treinador e dispensa de atletas, e neste segundo turno começou a reagir. Abel Braga, enfim, encontrou o jeito de sua equipe jogar e aposta na qualidade de Fred para brigar por algo maior no torneio.

Leia Também:  Uniforme do Santos 2012-2013

A maior surpresa carioca no campeonato é o Botafogo. Depois de colecionar diversos insucessos, o time da estrela solitária encontrou um rumo nas mãos do técnico Caio Júnior e atualmente apresenta o melhor futebol do país. O ponto alto do time é a força e qualidade do meio de campo da equipe, formado pelos experientes Marcelo Mattos e Renato, pelo talentoso Maicossuel e pela revelação do Campeonato, o meia Elkesson.

Top