Brasil em segundo lugar com passaporte mais valorizado da América do Sul

Uma relação divulgada no começo do mês de maio apontou que o Brasil possui o segundo passaporte mais valorizado da América do Sul, possibilitando…

Uma relação divulgada no começo do mês de maio apontou que o Brasil possui o segundo passaporte mais valorizado da América do Sul, possibilitando que o turista do Brasil viaje para 146 nacionalidades sem a necessidade de tirar um novo visto. Esse ranking é realizado desde 2006 pela companhia de consultoria Henley & Partners, que contou com a colaboração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

Leia também: Como tirar passaporte internacional

Brasil em segundo lugar com passaporte mais valorizado da América do Sul

Na América do Sul, o passaporte do Brasil só perde para o passaporte da Argentina, que possibilita para os ‘hermanos’ realizar viagens livremente para 147 países diferentes. O Chile possui na sequência, mais de 141 países, seguido do Uruguai (132) e da Venezuela (128). A Colômbia aparece na última posição do ranking de passaportes, com somente 63 países.

Veja também: Como renovar passaporte em SP

Regras do ranking que credita a importância de passaportes

O índice que colocou o Brasil em segundo lugar com passaporte mais valorizado da América do Sul,  levou em consideração 219 nações e territórios em torno do mundo. A pontuação máxima que cada país poderia atingir era de 218 pontos, já que o próprio país não entra na contagem.

Classificação geral de passaportes

Na classificação geral, Argentina e Brasil aparecem no 18º e 19º lugar, respectivamente. Já a colocação de ponta, ou seja, o  posto de número um do ranking geral foi dividido por Finlândia, Suécia e Reino Unido; já que as pessoas que moram nesses países europeus têm a liberdade de viajar para 173 destinos sem a necessidade de solicitar o visto.

Na lanterninha da lista que avalia a importância do seu passaporte aparecem os afegãos (93º lugar), iraquianos (92º), além dos paquistaneses e somalianos, que estão empatados na 91ª posição. Quem tem passaporte do Afeganistão, por exemplo, podem entrar sem visto em 28 países dos 219 possíveis, somente.


Top