Brasil é 1º lugar em pedidos de remoção de conteúdo no Google

Entre julho e dezembro de 2012, o Brasil foi o país que mais solicitou a remoção de conteúdos no Google, conforme apontaram os dados…

Entre julho e dezembro de 2012, o Brasil foi o país que mais solicitou a remoção de conteúdos no Google, conforme apontaram os dados divulgados na sétima edição do Relatório de Transparência Global elaborado pela gigante de buscas da internet.

O Relatório de Transparência mais recente do Google mostra que o Brasil liderou o ranking de pedidos de remoção de conteúdo no segundo semestre de 2012 (Foto: Divulgação)

Segundo as informações da empresa, foram 697 pedidos de remoção de conteúdo no Google, feitos pelo governo brasileiro no período, número que significa um aumento de 265% em relação às 191 solicitações registradas durante o primeiro semestre de 2011.

Desse total de pedidos registrados no segundo semestre do ano passado, 640 eram ordens judiciais, sendo quase metade deles relacionados a supostas violações do Código Eleitoral Brasileiro, durante as eleições municipais de 2012. Ainda de acordo com o Google, 21% das solicitações resultaram na retirada de todo o conteúdo ou parte dele.

Relembre o caso: Diretor geral do Google no Brasil é preso pela PF

Os principais motivos para os pedidos de remoção

Quase metade das solicitações foi relacionada às eleições municipais de 2012 (Foto: Divulgação)

Além dos pedidos de remoção de conteúdo do Google relacionados às disputas eleitorais de 2012, envolvendo ofensas a candidatos e propaganda eleitoral irregular, vários outros motivos contribuíram para a constatação de que o Brasil é 1º lugar em pedidos de remoção de conteúdo no Google.

Entre os motivos apontados pelo Relatório de Transparência Global do Google também se destacam as solicitações relacionadas a difamação, direitos autorais, incitação ao ódio, privacidade e segurança, conteúdo adulto, ofensa religiosa, violência, falsificação de identidade e estímulo ao suicídio.

Leia Também:  Configurar o Facebook Home no Android passo a passo

Conforme citado anteriormente, 35 pedidos foram atendidos pelo Google, o equivalente a 21% das solicitações de remoção de conteúdo. Com relação aos demais processos, o Google recorre na Justiça, alegando que o conteúdo está sob a proteção da liberdade de expressão, garantida pela Constituição do Brasil.

Vagas abertas: Emprego no Google 2013 – vagas disponíveis

Outros destaques do Relatório de Transparência Global do Google

Outros motivos também contribuíram para o posicionamento do Brasil no ranking (Foto: Divulgação)

Além do Brasil, outros países também aparecem com destaque na edição mais recente do Relatório de Transparência Global do Google, como os Estados Unidos, com 321 pedidos de remoção de conteúdo, a Alemanha (231 pedidos), Turquia (157) e Argentina (60).

Em todo o mundo foram feitos 2.285 pedidos de remoção de conteúdo do Google, no segundo semestre de 2012.

Top