Brancos possuem 2 vezes mais acesso a planos de saúde que negros

Segundo os dados do Instituto Data Popular, a população branca possui duas vezes mais acesso a planos de saúde, em relação aos negros, no…

(Imagem: Foto divulgação)

Segundo os dados do Instituto Data Popular, a população branca possui duas vezes mais acesso a planos de saúde, em relação aos negros, no Brasil. De acordo com a pesquisa 15,2% dos negros possui plano de saúde, contra 31,3% dos brancos. Para o diretor do fundo, Athayde Motta, o qual leva recursos para projetos destinados à população negra, “o acesso aos serviço é em geral pior para os negros, que vivem em locais mais distantes, onde o tratamento não é de qualidade”.

“Se você ganha um pouquinho mais, a primeira coisa que faz é ter um plano de saúde privado e pagar escola particular para o filho. O sistema público de saúde e educação no Brasil ainda é muito ruim”, disse ele. A informação sobre acesso a plano de saúde reflete a desigualdade racial no país, em que, de acordo com o levantamento do Censo 2010 publicados em maio, o número de pobres, negros ou pardos é de 2,7 vezes o número de brancos.

Dados do levantamento do Instituto Data Papular advertem que os negros permanecem sendo a minoria nos estatos mais ricos. A classe A, por exemplo, é comporta por 82,3% de brancos e 17,7% de negros, Já na classe E, os negros lideram com 76,3%  e os brancos 23,7%.  No entanto, na classe C é a camada social onde há menos desigualdade entre brancos e negros, com porcentagem de 56,9% e 43,1% respectivamente.

Top