Braille: O Que É?

  Pessoas que perdem a visão ou nascem com essa deficiência muitas vezes procuram um dos meios de escrita e leitura mais apropriado às…

 

Pessoas que perdem a visão ou nascem com essa deficiência muitas vezes procuram um dos meios de escrita e leitura mais apropriado às suas características: o Braille.

Mas qual é a origem e como funciona este sistema?

O Braille é um método eficiente para leitura e escrita através do tato para pessoas deficientes visuais, na verdade o criador deste sistema chamava-se Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade.
Quando completou sete anos ingressou no Instituto de Cegos em Paris.

No ano de 1827 com dezoito anos passou a lecionar neste instituto e descobriu um sistema criado por um oficial que desejava ler mensagens durante à noite em locais perigosos sem acender a luz, então, conhecendo este método, Louis Braille começou a fazer adaptações de pontos em relevo.

Após inovar, Louis publicou o sistema Braille, um alfabeto convencional com caracteres (pontos) em relevo de seis pontos salientes em que se é possível representarem letras, acentuações, pontuações, sinais e notas musicais.

Justamente em 1852 esse método foi adotado oficialmente, na Europa e América. Louis Braille morreu neste mesmo ano com tuberculose. Veja um modelo:


Top