Botas de couro: como cuidar

O investimento em botas de couro de qualidade certamente fará com que você tenha um calçado resistente, durante muito tempo. No entanto, nenhuma marca…

O investimento em botas de couro de qualidade certamente fará com que você tenha um calçado resistente, durante muito tempo. No entanto, nenhuma marca irá resistir, se não foram tomados os devidos cuidados com a bota. O couro merece atenção especial pois, embora seja um material mais duradouro, pode ressecar e ficar feio, em mãos relapsas. Saiba como cuidar das botas de couro.

O couro pode ficar ressecado e deformado (Foto: Divulgação)

Como limpar as botas de couro

Exceto em casos extremos, o ideal é evitar mergulhar a bota na água. Sujeiras simples podem ser removidas, usando-se um pano úmido. Passe-o em todo o cano do calçado. Se possível, passe outro pano seco, em seguida, contribuindo com a secagem. No caso das solas, pode-se usar uma escova e sabão neutro. Este poderá ser em barra ou líquido. O importante é que e sola seja limpa, enquanto se evita molhar o couro. Esta é uma forma de fazer a limpeza de materiais lisos. Para limpar nobuck ou outros couros ásperos, é preciso ter ainda mais cuidado. Passe o pano úmido e seque a área, em seguida, com outro seco.

Em qualquer dos casos e, principalmente, se for realmente preciso lavar as botas de couro, deve-se deixá-las que sequem à sombra. O sol irá ressecar o material, deformando-o.

Sugestão para guardar as botas, impedindo que elas fiquem deformadas (Foto: Divulgação)

Como conservar botas de couro

Em geral, as botas são mais usadas durante o inverno. Porém, isso não quer dizer que elas estarão livres dos micro-organismos presentes no suor. Os pés transpiram, até mesmo no frio. Portanto, é necessário deixar que as botas “respirem” um pouco. Para isso, procure intercalar vários calçados, permitindo que o interior das botas seja ventilado.

Leia Também:  Dicas para aliviar a tendinite

Para conservar botas de couro, também é preciso hidratá-la, de vez em quando. Basta usar graxa líquida transparente ou creme hidratante para a pele. No caso de camurça ou nobuck, não se deve usar a graxa.

Pano úmido é o ideal para limpar o couro (Foto: Divulgação)

Entre os cuidados com as botas de couro também está o seu armazenamento correto. Não se deve guardá-las, de qualquer jeito. O ideal é forrar o seu cano com jornal ou até mesmo garrafas pet, para que ela não fique deformada. Isso é ainda mais importante, quando elas forem guardadas por muito tempo. Se possível, coloque-as dentro de suas caixas, evitando que a poeira se deposite no calçado. Caso não tenha caixas, use sacos de TNT.

Top