Bônus professores SP 2012

PUBLICIDADE
Professores da rede pública de SP receberão bônus na próxima sexta.

O estado de São Paulo tem desenvolvido um projeto na área da educação com o objetivo de proporcionar bônus aos professores da Rede Pública. A iniciativa visa beneficiar os profissionais que demonstrarem melhor desempenho nas escolas, gerando um leve aumento na remuneração.

O valor do bônus pago pela Secretaria Estadual da Educação é estabelecido de acordo com o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Segundo uma declaração do governador Geraldo Alckmin, neste ano de 2012 os professores receberão o dinheiro extra no dia 30 de março.

A bonificação será destinada apenas aos docentes, diretores e outros funcionários das escolas que cumprirem com a meta proposta. A Secretaria vai considerar a frequência do servidor no ano anterior para que o pagamento do bônus seja feito por mérito. Outra exigência do projeto é que o profissional trabalhe o período correspondente a dois terços do ano sem interrupções para conseguir faturar o bônus.

PUBLICIDADE
Cerca de 200 mil professores receberão o Bônus da Educação em SP 2012.

Nas escolas cuja meta foi totalmente atingida, a equipe de profissionais receberá a bonificação do estado. No caso de meta cumprida de forma parcial, cada servidor recebe apenas 50% do valor do bônus.

Estima-se que 200 mil professores receberão o Bônus da Educação em SP 2012. A bonificação do docente será calculada de acordo com o ciclo de ensino e terá descontos no caso de faltas. O valor da bonificação só não será reduzido em casos de licença maternidade, adoção ou paternidade.

No total, o estado espera conceder o benefício para 260 mil profissionais que atuam na área da educação, superando o número de bonificações concedidas no ano passado, que foi de 190 mil.

Entenda o Bônus da Educação

O bônus depende do desempenho da escola com relação a meta e também leva em conta a frequência no trabalho.

Para fazer o cálculo do índice de cada escola estadual, o Idesp considera vários fatores, como repetência, taxas de aprovação, evasão e a nota dos estudantes no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento do Estado de São Paulo).

Em 2011, o estado reduziu à metade bônus de professores, levando em consideração os 190 mil funcionários de 3.778 instituições públicas de ensino. O valor pago totalizou R$ 340 milhões, sendo bruscamente inferior ao investimento de 2010, que foi correspondente à R$ 655 milhões.

O número de servidores beneficiados foi reduzido por causa das notas ruins dos estudantes no Saresp e também devido à rotatividade dos docentes. O sistema de avaliação, que será usado em 2012 para nortear o bônus das escolas, mostra através dos seus resultados que o desempenho da rede estadual melhorou.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.