Bônus para alunos da rede pública Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas está estudando a ideia de aumentar o bônus para alunos da rede pública. O benefício tem como objetivo facilitar…

A Universidade Estadual de Campinas está estudando a ideia de aumentar o bônus para alunos da rede pública. O benefício tem como objetivo facilitar o ingresso de candidatos oriundos das escolas públicas na instituição. Os estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas também serão beneficiados com a iniciativa.

Unicamp quer aumentar as chances dos alunos da rede pública no vestibular. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Programa de bônus da USP: como funciona

Bônus para alunos da rede pública: como funciona?

Até a última edição do vestibular Unicamp, os candidatos que cursavam o ensino médio na rede pública tinham o direito de optar pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) no ato da inscrição. A iniciativa concede um bônus de 30 pontos a mais na nota final do vestibular. Negros, pardos e indígenas saem na frente com 40 pontos.

O atual programa de bonificação só funciona na segunda fase do processo seletivo, por isso ele nem sempre favorece a aprovação dos alunos da rede pública.

A proposta que esta transitando na Unicamp espera aumentar o bônus do aluno da rede pública de 28,1% para até 45%. Se a ideia for aprovada, os pontos adicionais serão de 45 para alunos de colégios públicos e 60 para negros, pardos e indígenas. O bônus será aplicado na nota de primeira fase do vestibular.

Unicamp espera aumentar o bônus do aluno da rede pública de 28,1% para até 45%. (Foto:Divulgação)

Com as novas regras para os bônus, a Universidade Estadual de Campinas espera aumentar o número de alunos que se formaram em escolas públicas. De acordo com dados do Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp), a quantidade ainda é pequena, principalmente quando se tratam dos cursos mais concorridos, como Medicina, Arquitetura, Engenharia Civil, Comunicação Social e Engenharia Química.

Se o novo sistema de pontuação extra no vestibular começar a valer, ele terá um forte reflexo nos cursos de média concorrência. A graduação em Engenharia Civil, por exemplo, poderá atingir 52% de alunos da rede pública, superando o índice atual de 27,5%.

Vestibular Unicamp 2014

A Unicamp tem um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. (Foto:Divulgação)

A Unicamp se destaca como uma das melhores universidades do Brasil. Com 46 anos de história, ela oferece cursos de graduação e programas de pós-graduação. A universidade tem unidades em Campinas, Limeira, Piracicaba, Paulínia e Sumaré.

Os alunos interessados em fazer o Vestibular Unicamp 2014 têm até o dia 28 de maio para se inscrever no Programa de Isenção de Taxa. É necessário se encaixar nos pré-requisitos e enviar a documentação necessária por correio. A lista de estudantes contemplados será divulgada no dia 16 de agosto.

As datas para o vestibular Unicamp 2014 ainda não foram divulgadas.

Veja também: Vestibular Unicamp 2013: datas, provas

Top