Bombas com efeito moral: o que é, efeitos, como se proteger

A Polícia costuma usar bombas de efeito moral para dispersar as pessoas em tumultos em ambientes públicos. Recentemente esta arma foi utilizada para conter…

A Polícia costuma usar bombas de efeito moral para dispersar as pessoas em tumultos em ambientes públicos. Recentemente esta arma foi utilizada para conter os manifestantes que participaram dos protestos contra o aumento da tarifa do transporte.

A bomba com efeito moral serve para dispersar a multidão. (Foto:Divulgação)

O que é a bomba de efeito moral?

A bomba de efeito moral é um tipo de armamento de distração, usado para incapacitar ou amedrontar os inimigos. Esta arma se parece muito com a granada militar comum, mas o seu efeito após ser acionada é diferente.

Quando uma bomba de efeito moral é acionada, ela libera uma mistura química que explode em um grande estrondo. Em seguida, dissipa-se pelo ambiente uma nuvem de talco. A explosão também pode liberar uma grande quantidade de fumaça, capaz de obscurecer a visão e deixar os indivíduos desorientados. Outros tipos de bombas também possuem alta concentração de gás lacrimogêneo.

Bomba de efeito moral: o que ela causa?

O efeito causado pela bomba varia de acordo com a combinação de substâncias. Por exemplo, se a arma libera uma grande nuvem de fumaça escura, ela dificulta a visão. Já a flashbang produz um clarão que causa desorientação por alguns minutos.

A Polícia usa diferentes tipos de bomba com efeito moral. (Foto:Divulgação)

Entre as bombas de efeito moral mais agressivas, vale ressaltar a de gás lacrimogêneo. Após ser acionada, ela irrita as mucosas do nariz, da boca, dos olhos e dos pulmões. Estas reações duram de 20 a 45 minutos, sendo acompanhadas de espirros, tosses e lacrimejamento constante. Em casos mais intensos, a bomba pode desencadear náuseas e enjoos.

As bombas de efeito moral causam explosões que são fortes o suficiente para provocar contusões graves. No caso da grande quantidade de gás lacrimogêneo, o indivíduo corre o risco de morrer. Para minimizar os riscos, os profissionais que empregam as bombas precisam ser muito bem treinados.

Continuar Lendo  Decoração para quartos mistos: ideias, dicas

Como se proteger das bombas de efeito moral?

A bomba, que libera o gás lacrimogêneo, causa irritação nos olhos, nas vias aéreas e na pele. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir algumas dicas para se proteger das bombas de efeito moral:

• É necessário usar roupas grossas o suficiente para segurar os estilhaços da bomba;

• Para proteger os olhos, vale a pena usar óculos de serralheiro;

• Protetores auriculares também são importantes para não danificar a audição;

• Se a bomba for acionada por perto, o indivíduo deve correr e proteger os seus órgãos vitais;

• Quando a bomba causa ferimentos leves, é recomendado limpar com sabão neutro, retirar os estilhaços com uma pinça, passar soro fisiológico e fazer um curativo simples;

• Se o ferimento for muito grave, a vítima deve receber assistência médica o quanto antes.

Top