Bolsas De Iniciação Científica 2011

PUBLICIDADE

A iniciação científica é uma etapa importante na carreira de qualquer profissional, afinal, é através dela que os estudantes entram em contato com a área que desejam atuar e se deparam com os primeiros desafios da profissão. Baseada na realização de pesquisas, a iniciação científica permite a construção do conhecimento.

Somente os alunos da graduação podem participar do programa de iniciação científica e contribuir com o desenvolvimento acadêmico da universidade. As atividades de pesquisa acontecem no próprio campus e envolvem diferentes assuntos. É importante ressaltar que muitas descobertas foram realizadas graças à modalidade de iniciação cientifica.

Cada universidade adota os seus critérios para promover a iniciação cientifica, sendo que o graduando pode receber um salário pelos serviços prestados. As pesquisas realizadas pelos alunos são acompanhadas por um orientador ou professor, que esclarece dúvidas, propõe temas e acompanham os estudos.

PUBLICIDADE

As instituições públicas de ensino são adeptas a vários programas de iniciação cientifica, encontrando na pesquisa a melhor forma de submeter os alunos a prática profissional. A universidade financia as atividades acadêmicas e oferece todo o suporte que o aluno necessita para prosperar na sua área. Os laboratórios e oficinas dos campus são bem equipados para que os universitários realizem suas pesquisas.

Os alunos da iniciação científica possuem bons motivos para expandir os conhecimentos e precisam apresentar projetos ao participar da modalidade. As agências financiadoras, estaduais e federais, costumam impulsionar as pesquisas com investimento e já distribuem as bolsas de iniciação científica 2011.

Quem estuda numa universidade estadual deve procurar as agências financiadoras do estado correspondente, como FAPESP, a FAPERJ, FAPDF ou a FAPEMIG. Quando se trata de instituições federais, as bolsas são distribuídas pelo CNPq-Pibic, um programa apoiado pelo Governo Federal.

As vagas para iniciação científica são bastante concorridas e por isso os graduandos precisam passar num processo seletivo para trabalhar nas atividades de pesquisa remuneradas. A seleção também pode ser feita pela avaliação de currículo, mas isso depende da proposta da universidade. O valor da bolsa é em média de um salário mínimo, podendo ser reajustado pela universidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.