Bolsas de Estudos Para Faculdades

As bolsas de estudos para faculdades foram criadas com o objetivo de beneficiar os jovens que desejam construir uma carreira, mas não possuem condições…

Por Redacao em 29/09/2014

As bolsas de estudos para faculdades foram criadas com o objetivo de beneficiar os jovens que desejam construir uma carreira, mas não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades de uma graduação.

Bolsas de Estudos Para Faculdades. (Foto: Divulgação)

Hoje, dificilmente uma pessoa fica de fora do ensino superior só porque não tem dinheiro. Existem muitas formas de conseguir bolsas de estudo em faculdade particular tanto por iniciativas governamentais como também por programas das próprias instituições privadas.

Leia mais: Como conseguir bolsa de estudos com o Enem

Bolsas de Estudos Para Faculdades: como conseguir?

Confira a seguir algumas formas de conseguir bolsas de estudos para faculdades:

PROUNI

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal que existe há mais de 10 anos com o objetivo de conceder bolsas em instituições particulares de ensino superior. A distribuição das vagas acontece através da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e da análise da renda familiar per capita. Para ser beneficiado pelo Prouni, o estudante também precisa ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em uma escola privada.

O Prouni é a principal forma de conseguir bolsa em faculdade. (Foto: Divulgação)

Iniciativas estaduais

Milhares de instituições particulares são conveniadas ao Prouni para oferecer faculdade gratuita aos brasileiros, no entanto, nem sempre é fácil superar a concorrência para garantir uma bolsa. Diante disso, vale à pena buscar algumas iniciativas estaduais que estimulam a educação superior.

No estado de São Paulo, a Escola da Família é uma forma de conseguir a bolsa de estudo para graduação, principalmente para os cursos de licenciatura. O projeto propõe que o universitário realize atividades em uma escola pública aos finais de semana em troca da bolsa.

Estuda Mais Brasil

Entre os programas de bolsas de estudo que estão mudando a vida dos brasileiros, vale destacar o Estuda Mais Brasil. A iniciativa concede até 50% de desconto para cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico. Para disputar uma vaga, basta se inscrever gratuitamente através do site www.educamaisbrasil.com.br. O candidato deve escolher o curso e a instituição do seu interesse para disputar uma bolsa parcial.

Experimente o programa Estuda Mais Brasil. (Foto: Divulgação)

Universidades Particulares

Se nenhuma das sugestões acima ajudar na tarefa de conseguir bolsa de estudo, então vale à pena investigar nas instituições particulares que trabalham com os seus próprios programas de gratuidade. Muitas universidades concedem descontos especiais aos alunos com as melhores notas ou que comprovam baixa renda. O convênio com empresas também é uma forma encontrada pelas instituições para distribuir bolsas parciais.

Caso você não consiga uma das bolsas de estudos para faculdades, é possível recorrer ao financiamento estudantil. O FIES, por exemplo, financia toda a faculdade com juros de apenas 3,4% ao ano.

Top