Bolsas de estudos nos EUA para alunos de baixa renda

Isabella Moretti 03/10/2013 Educação

Estudar nos Estados Unidos é uma grande oportunidade, afinal, é lá que estão as melhores instituições de ensino do mundo. A temporada no exterior também costuma render um bom aprendizado cultural e tornar o currículo mais interessante.

O AFS está com inscrições abertas para bolsas de estudo nos EUA. (Foto:Divulgação)

Fazer um curso nos Estados Unidos já não é mais uma exclusividade de quem tem boas condições financeiras. Alguns programas estão se empenhando na oferta de bolsas de estudos nos EUA para estudantes de baixa renda, como é o caso da iniciativa da ONG internacional AFS Intercultural.

AFS vai distribuir 10 bolsas nos EUA

A oferta de bolsas de estudo é voltada para os estudantes que nasceram entre abril de 1996 e agosto de 1999. Para participar do programa, também é necessário ter renda familiar de até seis salários mínimos e demonstrar ótimo desempenho acadêmico. O bolsista AFS deve ter nível de inglês intermediário ou avançado, além de cursar o Ensino Médio em uma escola pública ou com bolsa integral em uma escola particular.

A bolsa de estudos AFS arca com todas as despesas do estudante durante o período do ano letivo nos EUA.

Inscrições para bolsas nos EUA 2014

As inscrições seguem aberta até o dia 14 de outubro. (Foto:Divulgação)

Os brasileiros interessados no programa de bolsas de estudo para alunos de baixa renda podem se inscrever de 2 de setembro a 14 de outubro. O formulário de inscrição está disponível no site AFS Bolsas USA.

Após preencher a ficha de inscrição, o estudante precisa clicar no link “submit” para participar de uma prova online. O conteúdo da avaliação é composto por 15 questões de múltipla escolha de matemática e outras 15 de inglês. Também é necessário elaborar uma redação em língua inglesa.

A próxima fase do processo seletivo será disputada pelos melhores colocados de cada região. A lista será divulgada no dia 16 de outubro. Os candidatos também terão que passar por outras etapas, como dinâmica e entrevista.

Como funciona a bolsa de estudos AFS?

10 alunos serão escolhidos para estudar nos EUA com tudo pago. (Foto:Divulgação)

O AFS é uma ONG voltada para Educação. Em parceria com a British Petroleum (BP), ela lançou um programa chamado Global Citizens of Tomorrow. A iniciativa oferece coberturas para outros programas de intercâmbio, como passagens de ida e volta para os EUA, transporte da casa para a escola, hospedagem, alimentação, material escolar, seguro saúde e colocação escolar.

A bolsa oferecida pelo AFS ajuda a pagar a taxa de emissão do visto americano. Ela também fornece uma ajuda de custo no valor de US$ 120 mensais durante o período em que o estrangeiro permanecer em solo norte-americano para estudar.

Entre 2012 e 2016, o AFS espera oferecer 50 bolsas de estudos nos Estados Unidos para estrangeiros. O programa envolve instituições do Brasil, EUA, China, África do Sul, Índia e Malásia. O investimento da ONG internacional será de, em média, US$ 4,4 milhões.

Outros artigos

Vale Presente Azul Linhas Aéreas

13/05/2011

Vale Presente Azul Linhas Aéreas

Quem não esteve diante da dúvida de como presentear aquela pessoa querida? Hesitar em comprar algo que talvez alguém já possua, ou que não sirva, ou simplesmente...

10 modelos de jardim de Inverno: Fotos

10/07/2013

10 modelos de jardim de Inverno: Fotos

Entre tantas formas de dispor as plantas em casa, sem dúvidas o jardim de inverno é o modelo mais sofisticado, capaz de chamar muito a atenção das visitas, além de c...