Bolsas de estudo para o Japão CNPq 2014

PUBLICIDADE

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) está com uma oferta de bolsas de estudo no Japão. A iniciativa só está sendo possível graças à parceria com a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia.

O CNPq está oferecendo bolsas de estudo no Japão na modalidade de pós-graduação. (Foto:Divulgação)

Programa de bolsas de estudo no Japão

As oportunidades de bolsa de estudo são voltadas para a modalidade de pós-graduação e resultam de um programa de cooperação. Os bolsistas poderão optar entre Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), pós-doutorado no Exterior (PDE), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior (DEJ) e Sênior (DES).

As áreas com bolsas disponíveis são Alimentação Funcional, Conversão de Biomassa, Microalgas e desagregação microbiana; Biorremediação, Biolixiviação, Reabilitação ambiental e sensores nanobiotecnológicos; Biofármacos; Biomateriais; e Biologia sintética.

PUBLICIDADE

O programa de bolsas tem como principal objetivo incentivar os projetos de pesquisa e ampliar os conhecimentos dos brasileiros. Vale lembrar que o Japão é referência em tecnologia e ciência, por isso a experiência de estudo no país pode ser enriquecedor para a carreira.

As bolsas de estudo estão disponíveis em diferentes áreas. (Foto:Divulgação)

A oferta de bolsas em instituições japonesas conta com recursos do CNPq e do Programa Ciência sem Fronteira. Cada proposta aprovada poderá ser financiada até o valor máximo de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). A proposta aprovada deverá ter o prazo máximo de 36 meses de execução.

O processo seletivo dos candidatos levará em conta o mérito técnico científico e a qualidade da proposta, a qualificação dos coordenadores, disponibilidade de infraestrutura, entre outros critérios.

O programa vai arcar com todos os gastos do bolsista no Japão, como material de consumo, passagens aéreas, seguro saúde e hospedagem.

PUBLICIDADE

Inscrições para bolsas no Japão

Os brasileiros interessados em fazer pós-graduação em uma instituição japonesa devem efetuar a inscrição até o dia 9 de agosto, através do site FUNDAPLUB (Fundação Associação dos Profissionais Liberais Universitários).

As inscrições permanecem abertas até o dia 9 de agosto. (Foto:Divulgação)

O candidato deve preencher adequadamente todas as informações solicitadas no formulário de inscrição, caso contrário, ele corre o risco de ser desclassificado logo na primeira etapa. As respostas devem ser exclusivamente em língua inglesa.

PUBLICIDADE

Os nomes dos candidatos aprovados serão divulgados a partir do dia 18 de novembro, tanto no Diário Oficial da União como através da internet, na página do CNPq.

Para obter esclarecimentos e informações adicionais, é necessário entrar em contato pelo e-mail cocbi@cnpq.br. Se o candidato tiver dificuldades para o preenchimento do formulário de proposta, ele pode enviar uma mensagem para suporte@cnpq.br ou ligar para o telefone 0800-619697.

Outra forma de entrar em contato com os responsáveis pelo programa é através do email e-mail ciep@fundaplub.org.br ou pelo telefone (51) 3016-6570.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.