Bolsas de estudo na Irlanda Ciências sem Fronteiras

A partir de 2013, a Irlanda também passa a fazer parte dos países para os quais os estudantes brasileiros interessados em se graduar no…

A partir de 2013, a Irlanda também passa a fazer parte dos países para os quais os estudantes brasileiros interessados em se graduar no exterior poderão conseguir bolsas de estudo, disponibilizadas através do programa Ciência sem Fronteiras, que promove o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores, com foco no desenvolvimento tecnológico.

O acordo para a concessão das bolsas foi firmado entre o presidente da Capes e o embaixador da Irlanda (Foto: Divulgação)

O acordo com o país europeu, firmado entre o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o embaixador e representante da Autoridade em Ensino Superior e das instituições de ensino superior da Irlanda, prevê a oferta inicial de 1.000 bolsas a cada ano, na modalidade graduação sanduíche.

O programa Ciência sem Fronteiras foi lançado em dezembro de 2011 e já concedeu mais de 20.000 bolsas de estudos, sendo que a meta é chegar a 101.000 bolsas no exterior até o ano de 2015, com a maioria delas financiadas pelo governo federal e o restante concedido pela iniciativa privada.

Saiba mais: Graduação sanduíche – como funciona

Requisitos para concorrer às bolsas de estudo na Irlanda

As bolsas de estudo na Irlanda são para a modalidade graduação sanduíche (Foto: Divulgação)

Ainda não foram definidos os requisitos para concorrer às bolsas de estudo na Irlanda oferecidas pelo Ciência sem Fronteiras, mas baseado nas exigências para as bolsas concedidas em outros países, os candidatos devem ser brasileiros ou naturalizados e estarem regularmente matriculados em instituição de ensino superior do Brasil, em cursos relacionados às áreas prioritárias do programa.

Além disso, é necessário possuir bom desempenho acadêmico, ter concluído pelo menos 20% do currículo previsto para a graduação e ter feito o Enem, obtendo uma nota mínima de 600 pontos no exame.

Leia Também:  Programa ciência sem fronteiras 2012, inscrições

Os estudantes selecionados terão direito a passagens aéreas, auxílio-instalação, seguro saúde e mensalidade da bolsa, lembrando que a bolsa tem duração de 12 meses, podendo se estender para 15 meses, nos casos em que incluir curso de idioma.

Estudar na China: Vagas para estudantes brasileiros na China

Inscrições bolsas de estudo na Irlanda Ciências sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras já distribuiu mais de 20.000 bolsas de estudo para o exterior (Foto: Divulgação)

O período de inscrições para os interessados nas bolsas de estudo na Irlanda ainda não foi divulgado, mas deve sair em breve. Por isso, não deixe de acessar o site www.cienciasemfronteiras.gov.br e ficar atento ao período de cadastro.

Maiores informações também podem ser obtidas através do telefone 0800-616161 (opção 0 – subopção 1).

Fonte: Portal Brasil

Top