Bolsa para afrodescendentes que desejam ser diplomatas

O Instituto Rio Branco (IRBr) em parceria com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), seleciona estudantes negros para a concessão de…


O Instituto Rio Branco (IRBr) em parceria com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), seleciona estudantes negros para a concessão de bolsas de estudo para o curso que os prepararão para a carreira de diplomata. Os interessados em concorrer ao beneficio devem ser afrodescendente; ter no mínimo 18 anos completos até o dia em que o resultado final do processo seletivo seja divulgado oficialmente; ser graduado e estar cursando graduação com previsão de formação em dezembro de 2012.

O estudante também precisa ter votado nas últimas eleições ou ter justificado a ausência às urnas. Em caso de o estudante ser do sexo masculino é necessário apresentar o comprovante de que cumpriu com suas obrigações militares. O descumprimento das obrigações civil impossibilita a participação do processo de seleção.

Os universitários escolhidos receberão Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia no valor de R$ 25 mil. O valor será pago aos parceladamente durante o decorrer de 2012 e o estudante deverá empregá-lo no pagamento de material bibliográfico. O valor recebido também deverá ser atribuído ao pagamento de cursos ou até mesmo de professores particular que ministrem disciplinas relacionadas a carreira de diplomata.

Para realizar inscrição no processo de seleção para bolsas de estudo direcionada a estudantes afrodescendentes é necessário se cadastrar no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CSN) até as 23h59 do dia 20 de novembro. O estudante deverá desembolsar uma taxa de R$ 86,00. O processo de selação será por meio de classificação dos melhores colocados da prova, que será realizada em duas etapas.

A primeira etapa da avaliação será uma prova objetiva com 65 perguntas que terão como tema matérias da portuguesa, inglesa, noções política internacional e história do Brasil. Todos os temas terão 15 questões cada na avaliação, exceto língua portuguesa, que contará com 20 questões. A segunda fase do processo de seleção dos estudantes que serão contemplados com as bolsas de estudo acontecerá por meio de análise de documentação e da entrevista que avaliará a afinidade do estudante e o conhecimento técnico com o curso pretendido.

Leia Também:  Senac SP, Curso gratuito de moda, Araraquara 2012

As avaliações objetivas serão aplicadas, às 14h do dia 18 de dezembro, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Salvador (BA), São Paulo (SP), Belém (PA), São Luís (MA) e Vitória (ES).

A última etapa do procedimento que resultará na escolha dos estudantes agraciados pela bolsa de estudos acontecerá somente na capital do Brasil, Brasília (DF). Os estudantes selecionados para a segunda etapa do processo de seleção receberão da organização do projeto as passagens aéreas de ida e de volta, além da ajuda de custo para se manter na cidade até o término do processo de seleção. O resultado final será divulgado pela organização no dia 22 de março do próximo ano.

Top