Bolsa estilo baguete: modelos, dicas

A chamada bolsa baguete já existe há muito tempo, na moda mundial. O modelo tradicional, que tem largura alongada e altura pequena é assim…

A chamada bolsa baguete já existe há muito tempo, na moda mundial. O modelo tradicional, que tem largura alongada e altura pequena é assim chamado por lembrar o formato do pão de origem francesa. Na realidade, o que difere esta bolsa das outras é a medida de sua altura, pois o seu comprimento acaba sendo igual aos de outros modelos comuns. A primeira bolsa baguete foi criada pela francesa Coco Chanel. O modelo era revestido em couro matelassê e tinha alças de corrente. No entanto, a estilista não a chamou assim. A baguete francesa existe até hoje, mas foi somente em 1997 que a bolsa passou a ser chamada por este nome. Isso foi feito pela estilista Silvia Fendi, que voltou a lançá-las, no ano passado. Rapidamente, todas as marcas de bolsa decidiram investir no modelo, dada a sua praticidade e sofisticação. Veja, a seguir, alguns modelos de bolsa em estilo baguete e dicas para usá-las.

A bolsa baguete original é usada próxima ao ombro (Foto: Divulgação)

Modelos de bolsas estilo baguete

Os modelos de bolsas estilo baguete trazem algumas características básicas. O acessório é alongado e de altura reduzida. O original tem a alça em tamanho médio, para que a bolsa seja carregada logo abaixo do ombro. Atualmente, porém, a variedade é bem maior e recai sobre seu formato ou o tamanho da alça. A denominação acaba se estendendo, inclusive, às bolsinhas do tipo carteira, que podem ser pequenas baguetes, com ou sem alça. Algumas delas têm a alça bem justa, encaixando-se perfeitamente nas mãos. Também existem modelos que trazem compridas alças, permitindo que as bolsas sejam usadas de forma transversal, oferecendo ainda mais praticidade às mulheres.

Hoje, existem inúmeros modelos de bolsa baguete (Foto: Divulgação)

O restante, referente à variabilidade, se relaciona ao acabamento. Tal como acontece com todos os outros acessórios, as bolsas baguete aparecem em tecidos, couros diversos, acabamentos artesanais, etc. Cada um segue suas características, que permitem às bolsinhas se encaixarem em inúmeras ocasiões e estilos.

Leia Também:  Roupões de Banho Personalizados

Dicas para usar bolsas estilo baguete

Exemplo de look com modelo tradicional (Foto: Divulgação)

Tudo depende do estilo pessoal ou do tipo de ocasião em que as bolsas serão usadas. Para looks despojados, vale a pena apostar em modelos mais simples, que trazem acabamentos enxutos e discretos. Dá para usá-los com jeans, vestidos e outras peças, pois elas são pequenas e delicadas. Já para ocasiões especiais, que pedem certa sofisticação, a dica é dar preferência aos modelos elegantes, que tenham algum diferencial em seu acabamento. Alças de corrente, aplicações diversas ou brilho merecem looks mais sofisticados, pois esta é a essência da bolsa baguete.

Veja alguns modelos para este inverno: Bolsas femininas inverno 2013

Confira algumas bolsas luxuosas: Bolsas de luxo

Top