Bolsa de estudos do ProUni 2022: Saiba como tentar conseguir

PUBLICIDADE

Com o projeto ProUni, os estudantes brasileiros de baixa renda podem conseguir bolsa de estudos integrais e parciais em universidades privadas de todo o Brasil. Para isso, é necessário que os inscritos tenham feito o Enem do ano anterior, assim são escolhidas as maiores notas de cada curso cadastrado. 

Por isso, o ProUni é considerado uma ótima oportunidade para quem sonha em cursar uma universidade, mas não consegue cobrir as despesas e mensalidades. Confira a seguir como conseguir uma bolsa ProUni 2022. 

O que é o ProUni 2022 e como se inscrever no programa?

O ProUni é um benefício criado para auxiliar estudantes de baixa renda no ingresso a uma universidade privada. Para isso, são disponibilizadas duas modalidades de bolsas: Parciais e integrais.

PUBLICIDADE

Nas duas modalidades, as regras de matrícula são as mesmas, a diferença é que as parciais o estudante tem bolsa de apenas 50% do valor da mensalidade e na bolsa integrar todas as mensalidades são custeadas pelo programa. 

O que é o ProUni 2022 e como se inscrever no programa
Fonte/Reprodução: original

Para permanecer no curso, o estudante com bolsa ProUni deverá ter um bom desempenho em sala de aula e não ultrapassar o número de faltas determinado, caso contrário corre o risco de perder totalmente a bolsa ProUni 2022. Por isso, todos os bolsistas devem ler atentamente as regras e focar em um bom desempenho no curso, como notas e participação.

Para poder participar, o estudante deverá viver com renda de 1,5 até 3 salários mínimos por pessoa no núcleo familiar. Todas as universidades que participam do programa não precisam pagar tributos ao governo, como por exemplo o imposto de renda. 

Há alterações nas regras do ProUni 2022?

Desde o início do programa, uma norma fundamental é a de que os beneficiados a bolsas poderiam ser apenas estudantes da rede pública ou bolsistas em escolas particulares, porém as regras das bolsas do ProUni 2022 foram alteradas.

PUBLICIDADE

 Agora com a medida provisória, todos os estudantes poderão competir por uma bolsa ProUni, mesmo os estudantes de escolas privadas, bolsistas ou não.

A nova regra pode começar a operar a partir de julho de 2022 em todo o país. Outra nova regra do programa é o fato do programa iniciar a dar maior preferência a estudantes com deficiência e professores da rede pública. Agora, os estudantes com bolsa do ProUni 2022 também terão a opção de pedir transferência entre as instituições privadas, caso as duas entrem em um acordo. 

PUBLICIDADE

ProUni 2022: Quem pode e como conseguir bolsa de estudos?

Para concorrer a uma bolsa ProUni 2022, o cadastrado deverá seguir alguns dos requisitos propostos pelo programa, são eles:

  • Ter algum tipo de deficiência;
  • Ensino médio cursado em escolas públicas ou ter tido bolsa em alguma escola particular;
  • Ser professor da rede pública;
  • Renda de 1,5 a 3 salários mínimos.

Para quem atingir a nota de algum curso, o perfil será analisado junto com os documentos necessários para conferir se todas as informações são verídicas e o estudante de fato tem direito a bolsa ProUni 2022. Então, a dica é que se caso selecionado, o estudante comece a separar toda a documentação necessária com a cópia de cada uma delas. 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.