Bolsa Atleta 2012: inscrições

O Ministério do Esporte está com inscrições abertas para o Bolsa Atleta 2012. O programa favorece os atletas das modalidades olímpicas e paraolímpicas, que…

O Ministério do Esporte está com inscrições abertas para o Bolsa Atleta 2012. O programa favorece os atletas das modalidades olímpicas e paraolímpicas, que precisam de ajuda financeira para continuar apostando na carreira esportiva.

O Bolsa Atleta é uma assistência financeira que o governo oferece para os esportistas de diferentes modalidades. (Foto:Divulgação)

Inscrições Bolsa Atleta 2012

Os esportistas interessados no Bolsa Atleta 2012 terão o prazo de 19 de outubro a 17 de novembro para se inscrever. Após o cadastro pelo site oficial do programa, é necessário enviar a documentação exigida de acordo com a categoria (Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional, Olímpico e Paraolímpico). Os esportistas encontram a lista de documentos para cada categoria no site do Bolsa Atleta.

Os documentos devem ser enviados dentro do período de 30 dias para que o atleta comprove sua participação em eventos esportivos e suas conquistas. Esta é a primeira etapa de inscrição para o programa e, por enquanto, a segunda ainda não tem data. De acordo com o Ministério do Esporte, a próxima seleção será voltada para os atletas de modalidades que não integram o programa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Saiba mais: Programa Bolsa Atleta 2012

As inscrições para o programa vão até 17 de novembro. (Foto:Divulgação)

Depois de se inscrever através da internet, o atleta pode acompanhar a sua situação pelo site, basta acessar a área restrita, usando senha e login. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo email [email protected]

Sobre o Programa Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta contribui com a descoberta de grandes talentos do esporte brasileiro, além do que serve de incentivo para a prática de diversas modalidades esportivas no país. O programa é responsável por custear as despesas pessoais dos atletas de baixa renda, evitando assim que eles passem necessidade ao optar por uma carreira no mundo do esporte.

Com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida ao atleta, o programa contribui com o treinamento e facilita a participação em campeonatos. Embora o esportista receba uma assistência financeira, ele também tem a obrigação de prestar contas e seguir os critérios que regem o programa.

Os atletas de esportes paraolímpicos também são beneficiados. (Foto:Divulgação)

O valor do Bolsa Atleta varia de acordo com o desempenho do esportista. Se ele pertence à categoria Base, ele tem o direito a R$ 370,00 por mês. Mas, no caso de um atleta olímpico ou paraolímpico, a assistência financeira chega a R$ 3.100,00. Cada categoria do programa possui os seus pré-requisitos, como idade mínima e os documentos que comprovem o fato do candidato ser um atleta ativo e campeão.

A cada ano o programa Bolsa Atleta tem ganhado mais visibilidade. Em 2011, o Ministério do Esporte contemplou 4.243 atletas de 53 modalidades, apenas na primeira etapa de seleção.

Acesse o site Bolsa Atleta agora mesmo e inscreva-se.

Veja também: Programa Bolsa Atleta CE 2012: inscrições

Top