Bolhas nos pés: como tratar

É difícil encontrar quem nunca apresentou bolhas no pé, em especial, após utilizar um sapato apertado. Apesar de ser um problema muito comum, poucas…

É difícil encontrar quem nunca apresentou bolhas no pé, em especial, após utilizar um sapato apertado. Apesar de ser um problema muito comum, poucas pessoas sabem como lidar com a manifestação. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre como tratar as bolhas nos pés.

Saiba como evitar as bolhas nos pés.

O frequente atrito, pode favorecer o aparecimento de bolhas nos pés. (Foto: divulgação)

Saiba quais são as causas relacionadas às bolhas nos pés

As bolhas nos pés são problemas muito comuns em nosso meio. Mesmo assim, poucas pessoas sabem lidar com a manifestação. Assim, conheça abaixo algumas causas das bolhas nos pés.

  • Principal causa: atrito dos pés com os calçados, sendo devido a meias, sujeiras ou algum corpo estranho;
  • Causas diversas: queimaduras resultantes do calor ou do frio, como por exemplo, a neve.

Aprenda a evitar as bolhas nos pés

Para prevenir as bolhas nos pés, é muito importante que os indivíduos utilizem calçados e meias confortáveis. Assim, os calçados devem ser firmes e bem amarrados, de modo a evitar o atrito com os pés, que é a principal causa de formação das bolhas. Outra dica para prevenir a formação de bolhas, é através da utilização de talco ou vaselina para pés.

Evite estourar as bolhas que surgem nos pés. (Foto: divulgação)

Saiba como tratar as bolhas nos pés

Separamos abaixo algumas informações sobre como tratar as bolhas nos pés. Em geral, elas costumam ser muito dolorosas e, quando não devidamente tratadas, podem agravar e, por vezes, infeccionar.

  • Se ainda existir líquido dentro da bolha e caso a pele não tenha rompido, é ideal deixar como está, ou seja, não realizar o rompimento da mesma;
  • Faça um curativo para proteger a bolha. O ideal é utilizar gazes limpas ou algum pano limpo;
  • Em alguns casos, a bolha pode estourar dentro do calçado e começar a sangrar. Diante dessa situação, lave o local com água e sabão e passe um líquido antisséptico, de modo a evitar qualquer consequência;
  • Se a pele já estiver se soltando, não retire-a. Como se trata de uma pele morta, é ideal que ela caia sozinha, de forma a evitar qualquer problema;
  • Para utilizar chinelos ou sandálias, não caminhe rapidamente, isso evita que a lesão piore. Além disso, o ferimento melhora mais rápido quando o indivíduo utiliza um calçado aberto;
  • O local da lesão deve estar sempre limpo e arejado.
Leia Também:  Escova progressiva, efeitos colaterais

Se caso o ferimento não melhorar, é ideal buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar qualquer consequência futura.

Muitos indivíduos sofrem com os problemas das bolhas nos pés. (Foto: divulgação)

As bolhas nos pés são um problema que afeta uma grande parte da população. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito do seu cuidado. Após saber como tratar as bolhas nos pés, é ideal seguir as dicas e obter os benefícios.

Saiba como se formam as bolhas nos pés.

Top