Bloquear ligações de telemarketing

Quem já não se sentiu incomodado ao ser acordado, em pleno fim de semana ou feriado, por aquela ligação de telemarketing, oferecendo novos pacotes…

Quem já não se sentiu incomodado ao ser acordado, em pleno fim de semana ou feriado, por aquela ligação de telemarketing, oferecendo novos pacotes de TV por assinatura, velocidades ultrarrápidas de internet e milhares de minutos de chamadas gratuitas a preços bem em conta?

Se você anda meio nervoso com as ligações de telemarketing não deixe de solicitar o bloqueio desse tipo de chamada (Foto: Divulgação)

Para acabar com essa situação, que é motivo de inúmeras reclamações em serviços de defesa do consumidor, em alguns estados é possível bloquear ligações de telemarketing.

O serviço, que é totalmente gratuito, e foi criado através de projetos de lei estaduais que permitem ao consumidor solicitar o bloqueio das ligações de telemarketing para o seu número de telefone, seja ele fixo ou móvel, impedindo as empresas de realizarem essas chamadas.

Pela internet: Atendimento online Procon

Como funciona o bloqueio de ligações de telemarketing

Quem solicita a inclusão do seu telefone no cadastro passa a não receber mais as ligações de telemarketing (Foto: Divulgação)

Depois que o consumidor solicita o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing para o seu telefone, juntamente ao Procon, há um prazo de até 30 dias para que o bloqueio seja efetuado.

Dessa forma, as empresas ficam proibidas de ligar, sem a autorização do consumidor, para a linha incluída no cadastro. Caso a companhia insista em fazer as ligações, o proprietário do número pode denunciar a situação ao Procon e as empresas correm o risco de serem multadas.

É importante lembrar que a solicitação não bloqueia as chamadas realizadas por instituições filantrópicas e de caridade, que solicitam doações, evitando apenas as chamadas de empresas que oferecem pacotes de telefonia, internet, TV por assinatura, jornais e revistas, entre outros serviços.

Leia Também:  Curso de Agrimensura SP Gratuito

Caso queira, futuramente o consumidor pode efetuar o desbloqueio, voltando a receber esse tipo de chamada.

Como bloquear ligações de telemarketing

Formulário de solicitação de bloqueio de ligações de telemarketing do Procon-SP (Foto: Divulgação)

Os estados de São Paulo e Paraná estão entre aqueles que permitem bloquear ligações de telemarketing. No caso de São Paulo, os consumidores interessados no serviço devem acessar o site do Procon e preencher o formulário, informando até cinco números (entre fixos e móveis) para os quais deseja fazer o cadastro.

Já no Paraná, os consumidores devem acessar a página de Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing no site do Procon-PR, e escolher a opção “Clique aqui para efetuar o bloqueio”.

Saiba mais: Procon, endereços, onde encontrar

Para quem reside em outros estados, é preciso procurar o Procon local e verificar a disponibilidade do serviço. Outra opção é entrar em contato com as empresas que insistem em lhe ligar e informar a elas que você não deseja mais receber ligações de telemarketing, pedindo que retirem o seu número da base de dados.

Top