Biquínis: como lavar e conservar

Os biquínis, bem como os maiôs e sungas, são feitos com material elástico e resistente, que podem durar muito tempo, se forem bem conservados.…

Por Editorial MDT em 24/01/2014

Os biquínis, bem como os maiôs e sungas, são feitos com material elástico e resistente, que podem durar muito tempo, se forem bem conservados. É bem verdade que há peças com qualidade inferior, mas elas também podem suportar o uso contínuo, se forem bem cuidadas. Se você investiu em um biquíni de ótima qualidade ou não, o que importa é saber como cuidá-los, para que não fiquem feios, antes do tempo. Veja como lavar e conservar biquínis.

A lavagem correta do biquíni mantém suas cores vibrantes (Foto: Divulgação)

Como lavar biquínis e outras peças de banho

Os biquínis e outras peças de banho são usados, geralmente em piscinas e praias. Cloro e sal marinho podem acelerar o desbotamento do tecido, bem como prejudicar suas fibras elásticas. Biquínis desbotados, como se sabe, não são nada bonitos.

É de extrema importância, portanto, saber como lavar corretamente os biquínis e isso deve ser feito, tão logo sejam retirados do corpo. O ideal é lavar estas peças com água fria e sabonete ou sabão neutros. Também vale a dica de investir em um sabão líquido para roupas delicadas, deixando as peças de molho, durante 5 minutos, em média.

Se o biquíni estiver sujo de protetor solar ou outros produtos, é preciso ter mais cuidado, pois se não forem bem lavados, embora pareçam estar limpos, as manchas ficarão mais acentuadas, com o passar do tempo.

Não é indicado deixar que o biquíni seque ao sol (Foto: Divulgação)

Certifique-se de que o sabão é realmente neutro, principalmente se for em barra. Também é permitido usar sabão de coco nos biquínis, sungas e maiôs. Molhe bem as peças, ensaboe-as e deixe-as em descanso, durante 5 minutos. Em seguida, esfregue-as com as mãos, delicadamente. Retire o sabão, usando água fria.

Também não é indicado torcer biquínis. O ideal é apertar as peças com as mãos, sem exagerar na força, retirando apenas o excesso de água. Também vale apertar o biquíni, envolvido em uma toalha. Em seguida, coloque as peças para secar, à sombra. Evite usar ferro de passar, nos biquínis. Se for fazê-lo, concentre-se apenas nas partes forradas, em temperatura mínima, pois esses tecidos derretem, com o calor do ferro, e você poderá perdê-los.

Como lavar biquínis brancos

Partes brancas podem ser limpas com bicarbonato (Foto: Divulgação)

Os biquínis brancos podem ficar amarelados, facilmente. Na hora de lavá-los, faça o procedimento descrito, acima. Em seguida, para evitar que fiquem encardidos, faça uma solução de 2 litros de água fria e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Coloque as peças na solução, deixando que permaneçam em molho, durante 7 ou 8 minutos. Em seguida, retire o excesso de água e coloque para secar, à sombra.

Nunca se deve deixar o biquíni secar ao sol. Este tipo de tecido pode ser prejudicado, desbotando-se e perdendo a elasticidade, com os raios solares.

Top