Biomassa da banana verde: benefícios, como fazer

A banana está entre as frutas mais consumidas, no Brasil. Com sabor adocicado e textura macia, ela contém inúmeros nutrientes e ajuda a saciar…

Por Editorial MDT em 02/01/2014

A banana está entre as frutas mais consumidas, no Brasil. Com sabor adocicado e textura macia, ela contém inúmeros nutrientes e ajuda a saciar a fome. Mas o que muitos não sabem é que esta mesma fruta, quando consumida ainda verde, pode trazer muitos mais benefícios ao nosso organismo. A chamada biomassa da banana verde, que é obtida por meio do cozimento da fruta, antes do amadurecimento, previne diversos tipos de doença, melhora o funcionamento do intestino e ainda contribui com a perda de peso. Saiba quais são os benefícios da biomassa da banana verde a aprenda a preparar este alimento.

A biomassa da banana verde pode ser incorporada à alimentação diária, em inúmeras receitas (Foto: Divulgação)

Benefícios da biomassa da banana verde

A banana verde é considerada um alimento funcional, ou seja, ela contém substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e previnem contra diferentes tipos de doenças. Quando cozida, a banana apresenta alta concentração de amido resistente, que é semelhante à fibra alimentar. O amido é fermentado no intestino grosso, liberando substâncias que são fonte de energia para a reprodução de bactérias benéficas ao nosso intestino – como os lactobacilos. Além disso, o amido resistente mantém a mucosa intestinal íntegra – o que previne contra doenças e outros incômodos comuns, nesta região.

Problemas como a constipação, excesso de gases, diarreias e cânceres do cólon e do reto podem ser prevenidos, com o consumo da biomassa da banana verde.

A biomassa não tem cheiro, nem sabor (Foto: Divulgação)

A biomassa da banana verde também ajuda a reduzir o colesterol e controlar a diabetes, pois ela retarda a absorção de açúcar pelo organismo. Além disso, pessoas que sofrem de intolerância ao glúten podem se beneficiar deste alimento. A farinha de banana verde, que é obtida por meio da biomassa verde e desidratada, pode ser usada como substituta da farinha comum, sendo útil no preparo de bolos, macarrão, pães e outras receitas. Mas vale lembrar que a biomassa, feita em casa, também pode ser acrescentada em inúmeras receitas, pois não tem cheiro, nem sabor marcante.

Finalmente, pode-se usar a receita da banana verde para emagrecer. Como ela dá sensação de saciedade, contribui com as dietas e é um excelente coadjuvante, na perda de peso. Além disso, dá energia ao organismo.

Como fazer biomassa da banana verde

Muito simples, a receita de biomassa da banana verde pode ser feita em casa, rapidamente. Faça o seguinte:

– lave muito bem 4 ou 5 bananas verdes (pode ser a nanica, a maçã ou a banana da terra);

– coloque as bananas na panela de pressão, com cascas, e cubra com água (aproximadamente 2 dedos acima das bananas); tampe e acenda o fogo;

– assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar, durante 15 minutos;

– desligue o fogo e deixe a panela tampada, até que saia toda a pressão;

– escorra a água das bananas e espere esfriar;

– retire as cascas;

– com um garfo, amasse bem a polpa, formando um purê;

– coloque o purê num recipiente de vidro, com tampa e guarde na geladeira.

Bananas devem estar bem verdes e o cozimento se faz com a casca (Foto: Divulgação)

O purê da banana verde preparado pode ficar armazenado por até 7 dias, na geladeira. Duas colheres (sopa) diárias são suficientes para se usufruir de seus benefícios. Uma sugestão é consumir a biomassa antes do café da manhã e antes de dormir. Mas você também pode misturá-la aos sucos e a outras receitas do dia a dia, pois seu sabor não irá interferir em nada. Pode-se fazer, por exemplo, até mesmo uma maionese, usando esta polpa. O ideal é que cada pessoa descubra a forma mais agradável de consumir a banana verde e que inclua em sua dieta um alimento tão saudável, se você não tem problema quanto ao peso, pode optar por fazer algumas receitas deliciosas com banana, vale a pena conferir.

Top