Biografia de Gilmar Ferreira Mendes – Presidente do Supremo Tribunal Federal

Gilmar Ferreira Mendes é um jurista brasileiro. Filho de Francisco Ferreira Mendes e Nilde Alves. Em 1975, ingressou no bacharelado em direito, onde se…

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira Mendes é um jurista brasileiro. Filho de Francisco Ferreira Mendes e Nilde Alves. Em 1975, ingressou no bacharelado em direito, onde se graduou em 1978. Nessa mesma Universidade de Brasília ele concluiu o curso de mestrado em Direito e Estado.

Em 1988 ele viaja para a Alemanha a fim de cursar o mestrado na Universidade de Münster, que conseguiu concluir no ano seguinte. Continuando nessa mesma universidade ele prosseguiu com o seu doutorado.

Depois de muito estudo Gilmar volta para o Brasil onde passa a lecionar na Universidade de Brasília, atuando no campo do Direito Constitucional. De 1985 a 1988 foi procurador da República, de 1990 a 1991 atuou como adjunto na Secretaria Geral da Presidência da República, foi consultor jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República de 1991 a 1992.

Em janeiro de 2000 ele foi nomeado advogado-geral da União, cargo que o levou a indicação a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), concluído em junho de 2002.

Com todo esse esforço e estudo, Gilmar Mendes se tornou um empresário de sucesso. Fundou em 1998, junto com o Procurador Regional da República Gustavo Gonet Branco e o advogado Inocêncio Mártires Coelho, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), uma escola privada que oferece cursos de graduação e pós-graduação em Brasília.

Atualmente ele é o presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

Top