Binge: transtorno alimentar que afeta homens e mulheres

PUBLICIDADE

O que é Binge?

Binge é conhecido no Brasil como transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP). As pessoas que possuem esse problema ingerem uma grande quantidade de comida, compulsivamente, durante um tempo delimitado, até duas horas. É uma perda de controle pela alimentação, tanto em relação ao que se come quanto sobre a quantidade ingerida.

Logo após o período de compulsão, a pessoa sente muita vergonha, angústia, repulsa ou culpa. Normalmente, quem sofre de Binge possui uma autoestima muito baixa e uma  preocupação exacerbada com a aparência.

Antigamente, não se associava obesidade aos transtornos que levaram o indivíduo a adquirir o sobrepeso. Porém, hoje sabemos que muitos são os problemas psicológicos que levam um indivíduo a ganhar peso excessivo.

PUBLICIDADE

A obesidade é um problema muito sério da modernidade. Não apenas um fator, e sim vários,  leva o indivíduo a comer exageradamente. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que existem mais indivíduos obesos no mundo do que desnutridos. Juntamente, com a obesidade estão os transtornos associados a ela. O ganho de peso não traz apenas problemas como aumento do colesterol, diabetes entre outros, mas também, os transtornos psicossociais.

Vivemos numa sociedade que valoriza o corpo magro. Assim, quem está acima do peso, sofre pressão social por estar fora do considerado belo, gerando uma série de problemas psicológicos.

Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar Binge o médico leva em consideração a história do paciente. Se os episódios de perda de controle sobre a alimentação vem acontecendo, ao menos duas vezes por semana, nos últimos seis meses, porém, sem acompanhamento de atitudes compensatórias como vômitos ou utilização de laxantes, já pode ser determinado como o transtorno em questão.

Um outro transtorno muito parecido com o Binge, que entra como diagnóstico diferencial, é a Bulimia. Porém, nesse problema alimentar a pessoa tem episódios de compulsão por alimentos, acompanhado de tentativa de perda de peso, ou punição, com uso de laxantes ou provocando o vômito.

Outros transtornos associados ao Binge

Muitas pessoas que sofrem de Binge acabam portando outros problemas psiquiátricos ou psicológicos como:

  1. Depressão;
  2. Transtorno bipolar;
  3. Síndrome do pânico ;
  4. Transtorno de ansiedade.

Quase metade dos pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica, de redução de estômago, possuem o transtorno de compulsão alimentar periódica.

PUBLICIDADE

Tratamento.

Para tratar esse transtorno é necessário a associação de vários profissionais. O paciente deve fazer acompanhamento psicológico; tratar outros transtornos com o psiquiatra; fazer exercícios físicos e seguir orientações de um nutricionista.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.